Portal IFNMG - Campus Araçuaí realiza 1º Mostrar-Mostra Científica das Escolas em Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí realiza 1º Mostrar-Mostra Científica das Escolas em Araçuaí

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 10h41 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2012, 10h41

Foto 01

Alunos do Projeto Biodigestor

O IFNMG- Campus Araçuaí realizou nos dias 21,22 e 23 de novembro a 1ª Mostrar- Mostra Científica das Escolas de Araçuaí.  O evento recebeu aproximadamente 1.500 pessoas, dentre eles, alunos de outras escolas do município, cidades vizinhas, pais, professores, curiosos para “experimentarem” o evento.

Para iniciar os trabalhos, o Prof. Charles Buteri, Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria do IFNMG ministrou a palestra Ciência, Inovação e Empreendedorismo, mostrando a correlação entre esses três elementos que compõem a produção de conhecimento e informação.

Um grande sucesso de público, em torno de 800 alunos, foi a visitação ao Planetário, vindo da UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora, realizando um total de 19 sessões. Como não se encantar, e como disse o professor Magno Dias (idealizador do projeto):“ tudo seria mágico, se não fosse ciência.” Nos dias da Mostra houve apresentações de palestra, minicursos, oficinas e mesa redonda, conduzidos pelo corpo docente do Campus, uma equipe de professores que se engajaram na proposta de engrandecer o evento.

Verdadeiras aulas de ciência e tecnologia foram dadas pelos alunos e professores do campus nos corredores e na quadra do IF. O gerador eletrostático arrepiou os cabelos de muitos que passaram pelo corredor cósmico. A levitação dos objetos fez muita gente se surpreender. Ansiosos, muitos ficaram com o fato de sentar na cadeira de pregos e não se furar. “... esta mesma ciência que estudamos nos livros, mas que pouco reconhecemos na prática. A ciência que parece ser algo inatingível estava bem ali, intencionalmente presente em cada coisinha, pronta para ser desvelada-“decifra-me ou te devoro”. Declarou o prof. Magno Dias.

fOTO 02

Demonstração do gerador eletrostático

Apresentação e exposição da problemática ambiental, a qualidade da água e do leite, o uso de energias alternativas como o fogão e o aquecedor solar, tudo isso se constituiu em informações úteis ao bem estar da população. Enfim, o Mostrar possibilitou um olhar científico mais aguçado, fazendo com que a nossa região sinta que é merecedora de conhecimento tecnológico, melhorando assim nossa leitura crítica e nossa qualidade de vida.

Para encerrar o evento, a CIA teatral Ícaros do Vale, da cidade de Araçuaí comoveu a todos com o espetáculo marcante: Terra- A história de João boa morte: cabra marcado pra morrer. Nas palavras emocionadas da Coordenadora de Extensão Narjara Souza, está registrado que tecnologia e arte se misturam “assim se encerra a mostrar, com muita criatividade, tanto na tecnologia quanto na arte.”

Foto 03

Cena da peça teatral da Cia Ícaros do Vale Araçuaí

Mais fotos do Mostrar: CLIQUE AQUI.

Fonte: Coordenação de Extensão-Campus Araçuaí