Portal IFNMG - Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental fazem aula prática na Imobluz Empreendimentos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Novembro de 2014, 13h15 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 18h50

No último sábado (01/11/2014), alunos do 2°, 4° e 6° períodos curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – IFNMG/Câmpus Araçuaí, foram recebidos “em aula prática” pela CEMIG (regional de Araçuaí) e pela Imobluz Empreendimentos e Construções.

Na CEMIG, sob a orientação do Técnico Mauro Gonzaga, os alunos receberam informações gerais sobre o sistema elétrico de distribuição, familiarizando-se com terminologias técnicas utilizadas pelo setor que possuem relação com a gestão ambiental. Um ponto enfatizado, neste momento, foi a aplicabilidade do SIG no planejamento territorial urbano. Neste sentido, foram visualizadas ortofotos e cartas do IBGE, além de sistemas informatizados de processamento de informações geográficas, recurso fundamental para o estudo das questões ambientais contemporâneas.

Noticia Coleta Seletiva 1

Já na Imobluz, o foco estava nos impactos ambientais gerados pelo sistema elétrico de distribuição, bem como nas medidas empregadas para mitigá-los. O gerente da unidade, Hélio Antônio Barreto, recebeu e cientificou os alunos sobre a importância do bom relacionamento entre o gestor ambiental e os demais órgãos de uma instituição para que as demandas ambientas sejam discutidas de forma transparente e solucionadas de forma prática. Posteriormente, os alunos visitaram as instalações da empresa, destacando-se o almoxarifado, as áreas de triagem de materiais, do depósito de sucatas e da coleta seletiva. Em cada uma destas áreas foi possível identificar procedimentos ambientais adotados pela empresa para atender às normas ambientais, como o acondicionamento de peças metálicas em sacos plásticos de alta resistência para evitar que o chumbo presente nelas penetre no solo. Outro ambiente visitado foi o depósito de postes, onde observaram-se cuidados simples no armazenamento dos mesmos para que não haja acumulo de água – o que potencializa o aparecimento do mosquito da dengue – nem nidificações (como vespeiros) que tornam vulneráveis a atividade dos colaboradores.

A visita foi organizada pelo acadêmico do 6° período do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Marcelo Henrique F. F. Rocha, funcionário da Imobluz e os professores Edimilson Alves e Natalino Martins Gomes.

Noticia Coleta Seletiva 2

Os professores ressaltaramm a importância da visita, pois não só permitiu aos discentes visualizarem um campo de atuação do gestor ambiental, mas também fazerem contato com uma empresa que atua na região de abrangência do IFNMG/Câmpus Araçuaí e que demanda este profissional em seu quadro.