Portal IFNMG - INMET Conclui Instalação de Estação Meteorológica Automática no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

INMET Conclui Instalação de Estação Meteorológica Automática no Campus Araçuaí

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 17h35 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 17h41

Foi concluída a instalação de estação meteorológica, objeto de termo de cooperação firmado entre o Campus Araçuaí e Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. A estação foi implantada com objetivo de fornecer informações meteorológicas em tempo real de Araçuaí e região.

Segundo Ângelo de Castro D'Ávila, chefe do núcleo e telecomunicações do INMET, a estação é composta de sensores para aferir direção e velocidade do vento, umidade relativa do ar, temperatura do ar, radiação solar, precipitação e pressão atmosférica. A transmissão dos dados ocorre de hora em hora através do satélite GOES, possuindo loguer para armazenamento de dados. A estação possui ainda alimentação por sistema de painel solar que garante autonomia energética do equipamento.

A instalação segue parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Meteorologia - OMM. Com os dados gerados pela estação pode-se calcular parâmetros como balanço hídrico, temperatura de ponto orvalho, previsão de chuvas torrenciais e ventos fortes. 

O Professor Aécio Miranda, Diretor-Geral do Campus Araçuaí ressaltou a importância desta parceria que possibilita geração de informações meteorológicas de qualidade e em tempo real, tendo aplicação direta no ensino, nos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus, bem como propiciar informações para planejamento e a implementação de políticas públicas de fomento às atividades agrícolas na região.

A planilha consolidada com os dados diários pode ser acessada através do site www.inmet.gov.br /estações meteorológicas automáticas, estação A566 Araçuaí. Qualquer cidadão que necessite poderá acessar as informações geradas pela estação. 

A instalação demandou ações como a escolha da área e preparação do terreno. Devido ao espaço físico atual do Campus ser limitado, a estação foi instalada em área lindeira ao Campus. Registramos aqui nosso agradecimento a Dona Terezinha Miranda e seus familiares que se prontificaram em autorizar a instalação e a Prefeitura Municipal de Araçuaí pelo determinante apoio na liberação de Pá carregadeira e Patrol para preparação do terreno em atendimento aos critérios técnicos necessários.

 

foto da estação 03

Fim do conteúdo da página