Portal IFNMG - I Jornada de Tecnologia da Informação do Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

I Jornada de Tecnologia da Informação do Campus Araçuaí

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 15h28 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 10h52

Entre os dias 22 e 23 de maio aconteceu a I Jornada de Tecnologia da Informação, fruto de uma parceria entre os docentes e os discentes do núcleo de Informática do IFNMG - Campus Araçuaí. A programação do evento contou com minicursos, oficinas, palestras, mesa-redonda e competições de conhecimento.

Jornada TI 1

Palestra de abertura

As atividades foram iniciadas na segunda-feira à tarde, dia 22, com a mostra de projetos desenvolvidos no campus. A abertura oficial ocorreu no mesmo dia à noite com a presença do Diretor de Ensino do IFNMG - Campus Araçuaí, o Professor Irã Pinheiro Neiva. Logo após foi proferida a palestra "Como se produzem soluções? A logística da produção de software em grandes empresas", cujo expositor foi o prof. Carlos Anderson Oliveira Silva, servidor do IFNMG – Campus Almenara.

Na terça-feira acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) ministraram oficinas e minicursos pela manhã, enquanto a tarde os docentes organizaram as competições de conhecimento. Umas delas, a maratona de programação, contou com 07 equipes de diferentes níveis escolares (técnico e superior) colocando à prova suas habilidades de lógica e desenvolvimento de programas computacionais. A equipe BOSU, campeã da maratona, foi composta por alunos do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio.

Jornada TI 2

Professores do Núcleo de Informática e os membros da equipe BOSU (1º lugar na Maratona de Programação)

Já no QuizTech, 08 duplas disputaram o 1º lugar através de um jogo de perguntas e respostas, sendo a dupla formada por Enzo Figueiredo Olivera e Gustavo Ewerton Alves Silva, estudantes do 1º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, consagrada campeã.

Jornada TI 3

Enzo Figueiredo Oliveira e Gustavo Ewerton Alves Silva (1º lugar no QuizTech)

Por fim, no último dia, além dos minicursos ocorreram as competições de jogos eletrônicos. No encerramento do evento os participantes puderam contar com a presença de empresários da região que atuam na área de Informática, além dos consultores do SEBRAE, em um debate amplo e aberto sobre o mercado de trabalho na região e a criação de startups de tecnologia.

Jornada TI 4

Integrantes da mesa redonda sobre mercado de trabalho e startups de tecnologia