Portal IFNMG - Ação Higieniza une educação e solidariedade Ir direto para menu de acessibilidade.

Ação Higieniza une educação e solidariedade

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 18h46 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 08h03

Aconteceu no dia 17 de Julho de 2017 a última etapa da "Ação HIGIENIZA", projeto de extensão executado por iniciativa dos alunos do 3º período de Gestão Ambiental do Campus Araçuaí do IFNMG, coordenado pelo Prof. Ricardo Jardim Neiva em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Odontológica Municipal. O projeto foi construído com base na proposição de ações afirmativas de controle socioambiental para crianças da Escola Estadual Prof. Aparecida Dutra, no Bairro Canoeiro. Foram propostas alternativas que visam diminuir a incidência de Doenças diarréicas agudas em menores de 9 anos, indicador epidemiológico de alta detecção na área.

Após o levantamento inicial dos indicadores, os discentes do curso de Tecnologias em Gestão Ambiental se propuseram a arrecadar produtos de higiene pessoal para serem entregues aos alunos durante as oficinas de boas práticas realizadas na própria escola. A ação educativa envolveu a problematização da interação homem/ meio ambiente/ agente etiológico através de exposição em sala de aula. Foram levantadas ainda demandas com os professores e demais servidores da escola para minimizar o impacto ambiental da baixa disponibilidade de redes de esgoto no bairro.

Foram parceiros na doação dos itens de higiene pessoal para elaboração dos kits educativos: Tonynho motos, Cachaça Arassuai, Drogaria Borborema, Pedegas Supermercado, Supermercado Arrastão, Venda do Lidirico, Itinga Mineração, Simões Supermercados, Comercial Matos, Ciclo Dias, Farmácia Indiana, Supermercado Pais e Filhos, Supermercado do Vale, Supermercado Fonseca e Lukstones Mineração, além de outros doadores individuais como servidores do IFNMG e secretários municipais.

acao higieniza

IMG 20170717 WA0016