Portal IFNMG - NEPRU realiza II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – Roda de Conversa ao Pé do Tamboril Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

NEPRU realiza II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – Roda de Conversa ao Pé do Tamboril

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h21 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h21

O campo de análise das ciências humanas pode mostrar-se cativante, inquietador e, por que não dizer, fascinante. Há todo um universo de questões sociais, a própria formação histórica das sociedades e dos sistemas políticos, a organização do espaço geográfico, enfim, uma miríade de questões que pela proximidade do cotidiano dos próprios estudantes, pode provocar diversas indagações, desde que o olhar dos alunos esteja treinado para perceber o mundo que os cerca. O simples fato de o aluno vivenciar determinadas situações sociais não é indicativo de uma compreensão sobre os processos que as envolvem. De fato, conforme sugere Hegel, o que é familiar não é, por isso conhecido. Efetivamente, trata-se de habituar o olhar ao estranhamento para que possamos produzir reflexões pertinentes no campo das ciências sociais. 

Diante desse esforço de produção do conhecimento sobre o mundo rural, em que nós os pesquisadores não nos sentimos neutros, a necessidade da extensão se apresenta, sobretudo como forma de propiciarmos um debate e formas de ação que possam trazer as próprias comunidades tradicionais, bem como seus representantes na lida cotidiana, além dos temas associados às diversas áreas do conhecimento, levando a uma rica e necessária interdisciplinaridade para dentro da nossa instituição. A rigor o campo de conhecimento aqui delineado abre diálogo entre a sociologia rural, a educação, a agronomia, traduzindo-se num campo que podemos denominar de etnociências.

Nesse sentido, o propósito do evento “II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – Roda de Conversa ao Pé do Tamboril“ é também fomentar diálogos entre saberes. Trata-se, portanto, de uma experiência inovadora e que poderá, a longo prazo, fazer do IFNMG uma instituição credenciada para a discussão dos assuntos relacionados ao mundo rural. Por fim, neste primeiro momento do encontro pretende-se conduzir a dinâmica “QUEM SOMOS/ONDE ESTAMOS?”.

 

Logo do evento

Fim do conteúdo da página