Portal IFNMG - NEPRU realiza II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – Roda de Conversa ao Pé do Tamboril Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h21 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 11h21

O campo de análise das ciências humanas pode mostrar-se cativante, inquietador e, por que não dizer, fascinante. Há todo um universo de questões sociais, a própria formação histórica das sociedades e dos sistemas políticos, a organização do espaço geográfico, enfim, uma miríade de questões que pela proximidade do cotidiano dos próprios estudantes, pode provocar diversas indagações, desde que o olhar dos alunos esteja treinado para perceber o mundo que os cerca. O simples fato de o aluno vivenciar determinadas situações sociais não é indicativo de uma compreensão sobre os processos que as envolvem. De fato, conforme sugere Hegel, o que é familiar não é, por isso conhecido. Efetivamente, trata-se de habituar o olhar ao estranhamento para que possamos produzir reflexões pertinentes no campo das ciências sociais.

Diante desse esforço de produção do conhecimento sobre o mundo rural, em que nós os pesquisadores não nos sentimos neutros, a necessidade da extensão se apresenta, sobretudo como forma de propiciarmos um debate e formas de ação que possam trazer as próprias comunidades tradicionais, bem como seus representantes na lida cotidiana, além dos temas associados às diversas áreas do conhecimento, levando a uma rica e necessária interdisciplinaridade para dentro da nossa instituição. A rigor o campo de conhecimento aqui delineado abre diálogo entre a sociologia rural, a educação, a agronomia, traduzindo-se num campo que podemos denominar de etnociências.

Nesse sentido, o propósito do evento “II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – Roda de Conversa ao Pé do Tamboril“ é também fomentar diálogos entre saberes. Trata-se, portanto, de uma experiência inovadora e que poderá, a longo prazo, fazer do IFNMG uma instituição credenciada para a discussão dos assuntos relacionados ao mundo rural. Por fim, neste primeiro momento do encontro pretende-se conduzir a dinâmica “QUEM SOMOS/ONDE ESTAMOS?”.

Logo do evento