Portal IFNMG - IFNMG volta da etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais com 21 medalhas, mais do que o dobro conquistado em 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG volta da etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais com 21 medalhas, mais do que o dobro conquistado em 2016

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 15h49 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 15h34
imagem sem descrição.

Os alunos-atletas que foram a Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, representaram muito bem o IFNMG na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017, realizada de 22 a 31 de agosto com organização do Instituto Federal Fluminense (IFF). No total, o Norte de Minas ficou com quatro medalhas de ouro, oito de prata e nove de bronze, totalizando 21 medalhas, onze a mais do que as dez conquistadas no JIF 2016.

Mesmo quando não subiu ao pódio, o IFNMG mostrou evolução e competitividade, consolidando-se como uma grande força regional do esporte. Além do IFNMG, participaram do JIF Sudeste as seguintes instituições: IFF, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IFSP e IFES.

Os quatro campeões – handebol masculino, do Campus Pirapora, handebol feminino, do Campus Araçuaí, a atleta Vivian de Oliveira Araújo nos 800 metros, do Campus Januária e o atleta Kevin Thales Santos, do Campus Almenara – estão classificados para disputar a etapa nacional dos Jogos, que será em Poços de Caldas de 3 a 8 de outubro, com organização do IFSul de Minas, e reunirá os melhores atletas de todos os Institutos Federais do Brasil.

Para o professor de educação física do Campus Arinos e representante do IFNMG na Comissão Organizadora Permanente do JIF Sudeste, Romualdo Ferreira dos Santos, a evolução e os resultados do Instituto não chegam a ser surpreendentes pois o trabalho de treinamento e organização foram duros. “Fomos muito elogiados por nossa competência e comprometimento principalmente nos esportes coletivos. Para os próximos anos iremos nos preparar ainda melhor, principalmente nas modalidades individuais”, disse Romualdo, que ainda destacou o grande feito que foi para o Instituto competir em pé igualdade com unidades centenárias como Colégio Pedro II, IFES e IFF.

O título do handebol feminino não veio de graça. Junto com o vice-campeonato no futsal feminino e outros bons resultados, é fruto de um processo de amadurecimento e dedicação dos alunos do Campus Araçuaí e de seus professores de educação física, Harley Lima e Edmara Cerqueira. Segundo o professor Harley, os treinos semanais e a participação em jogos escolares da cidade e da região ampliaram a qualidade e o nível competitivo dos alunos-atletas, que conquistaram seus títulos no JIFENMG e no JIF pela primeira vez. O título do handebol feminino em Campos dos Goytacazes foi em cima do IFES, por 17 a 16. “Com muita raça e personalidade batemos o time que é tetracampeão do JIF Sudeste e tetracampeão do JIF Nacional. Esperamos agora realizar uma boa campanha na etapa nacional dos JIF’s e quem sabe devagarinho, tal qual o bom mineirinho, conquistar o inédito título nacional”, ressalta Harley.

handebol jif feminino2

As meninas campeãs no handebol feminino junto com seus professores Harley (de azul) e Edmara (de verde), o reitor do IFNMG, José Ricardo (de blazer), a pró-reitora de Extensão do IFNMG, Maria Araci (de blusa listrada) e o representante do IFNMG na organização do JIF, Romualdo (de preto).

Outros meninos e meninas de ouro

Vivian Oliveira primeiro lugar 800m 2Pela primeira vez em um JIF, a aluna do 4° período em Bacharelado em Agronomia do Campus Januária e egressa do curso técnico em agropecuária, Vivian de Oliveira Araújo, foi a vencedora da corrida de 800 metros com o tempo de 3 minutos e 14 segundos, dois segundos à frente da segunda colocada. Para Vivian, o treino diário e o apoio dos professores educação física foram fundamentais. “Para a etapa nacional vou manter a mesma rotina de preparo que fiz para o JIFENMG e o JIF, correndo todos os dias no final da tarde no Campus ou na rua, com o apoio principalmente do professor Danilo”, disse a aluna, que destacou a oportunidade que os jogos representam para interagir com outras pessoas e conhecer novos lugares.

jannifer xadrez3Embora mais jovem, a aluna do segundo ano de informática integrado ao Ensino Médio do Campus Arinos, Jennifer Barbosa de Oliveira, já é uma conhecida enxadrista. Nesta edição do JIF, Jennifer ficou em terceiro lugar na disputa do xadrez feminino individual, mas já foi bicampeã do JIFENMG em 2016 e 2017, campeã cinco vezes dos jogos escolares em Arinos e campeã nos Jogos Escolares de Minas Gerais, garantindo sua vaga para os Jogos da Juventude que serão realizados em Brasília de 16 a 25 de novembro de 2017.

 

Também ficou em primeiro lugar o aluno Kevin Thales Santos, do Campus Almenara, no salto em distância, com a marca de 5,67m, treze centímetros a mais que o segundo colocado. E o terceiro lugar também ficou com o IFNMG, com Rayanderson Rocha Alves, do Campus Salinas.

A participação dos alunos-atletas nesses jogos dentro e fora de suas cidades é possibilitada pelo empenho dos professores, pelo interesse dos próprios alunos e pelo apoio institucional e financeiro garantido pelos campi e pelo Instituto, sobretudo através da Pró-Reitoria de Extensão.

handebol masculino

Já tradicional e multicampeão em diversos jogos, o handebol masculino, representado pelo Campus Pirapora, foi bicampeão do JIF Sudeste e agora vai para a etapa nacional para tentar melhorar a colocação do ano passado, quando foi terceiro lugar geral

 

Observação: Matéria atualizada às 11h20 de 05/09/2017, com a informação oficial de que o atleta Kevin Thales ficou em primeiro lugar no salto em distância. Pedimos desculpas ao atleta e à comunidade pela incorreção.

Fim do conteúdo da página