Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG participam da Olimpíada Brasileira de Agropecuária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG participam da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h28 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h49

A OBAP é uma competição científica nacional, organizada pelo IF Sul de Minas, destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.

O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

OBAP2

As Olimpíadas se dividem nas etapas virtual e presencial. A fase virtual oportuniza a participação de um número maior de participantes. A fase presencial, para as equipes classificadas, demanda elaboração de provas em uma cidade sede. No ano de 2016 O IFTM sediou na cidade de Uberlândia a sexta edição da OBAP. No ano de 2017 o IFsudeste organizou as provas no campus de Barbacena. A fase presencial promove a integração de equipes competidoras de escolas de todo país. Em Barbacena , 59 equipes estavam concentradas em provas práticas e escritas.

obap4

Cerimônia de Abertura. Foto: OBAP IF Sul de Minas - Flickr

Do campus Araçuaí, os estudantes do segundo ano do técnico integrado em Agroecologia, Iâmara Pereira dos Santos, Guilherme Santos Freire e Clarice Sodré, participaram com muito empenho da competição, acompanhados da professora Aureliane Araujo. O grupo de estudantes de Agroecologia de Araçuaí apresentou ainda um número cultural sobre o canto regional do Vale do Jequitinhonha na cerimônia de abertura. Do campus Arinos, participaram Emerson Luiz Aragão Andrade, Anderson Gouveia Durães e Thiago Barbosa da Fonseca, estudantes do terceiro ano do técnico integrado em Agropecuária, acompanhados do professor Manoel Xavier Júnior.

Obap3

Apresentação da Equipe do IFNMG - Campus Araçuaí, na Cerimôna de Abertura. Foto: OBAP IF Sul de Minas - Flickr

Para eles, a participação na etapa nacional da OBAP agregou novas experiências sobre os olhares, práticas e vivências no espaço rural de todo país.

obap1

Estudantes e professores do IFNMG - Campi Araçuaí e Arinos

Ao contemplar a proposta do Turismo Rural Sustentável a discussão sobre a pluriatividade no campo ganhou reflexões e para incremento de renda e novas atitudes.

No próximo ano as fases abarcarão povos de outros países da lingua portuguesa. Ao contemplar a proposta do Turismo Rural Sustentável a discussão sobre a pluriatividade no campo ganhou reflexões e para incremento de renda e novas atitudes. A expectativa é que mais equipes do IFNMG possam participar.

Para saber mais sobre a OBAP:

Página Oficial

Provas Teóricas

Provas Práticas

Premiação

Fotos

Colaborou com a reportagem: Professora Aureliane Araújo, campus Araçuaí.

Fim do conteúdo da página