Portal IFNMG - Saiba como foi a implantação do SEI no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Saiba como foi a implantação do SEI no Campus Araçuaí

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 19h39 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 19h44

No mês de março, o IFNMG começou a se preparar para a implantação do SEI em suas unidades. O sistema foi implantado definitivamente no campus Araçuaí no dia 16/08, conforme estabelece a portaria 816 - REITOR/2017.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

sei2

No âmbito do Campus Araçuaí, foi criada a Comissão de Implantação do SEI em 29/03/2017, composta pelos servidores Sérgio Antônio Félix Junior, Arthur Machado França de Almeida, Waldir Pereira Neto, Luciane Souza Pereira, Nilma Nogueira, Marcos Alves Souza e Wellington Danilo Marques Alencar. Entre os dias 26/06 e 28/06, membros da comissão participaram de capacitação na Reitoria do IFNMG, para uma maior familiarização com o sistema.

Desde então, foi realizado um amplo trabalho de divulgação do sistema junto aos servidores, que envolveu a divulgação da base de treinamento (SEITREINA/IFNMG), dos cursos gratuitos ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e das normativas que regem o Processo Eletrônico Nacional (PEN).

A Comissão elaborou plano de implantação do sistema e a partir de 18/07, foram realizadas reuniões e treinamentos com os servidores dos vários setores do campus, simulação de fluxo de processos no SEITREINA/IFNMG, além de plantões de capacitação.

sei1Servidores do campus Araçuaí participam de treinamento orientado pela Comissão de Implantação do SEI 

Mesmo com a implantação concluída, a comissão continuará desenvolvendo ações com o intuito de reduzir a tramitação física de documentos internos e reduzindo cada dia mais o uso do papel.

Colaborou com a reportagem: Arthur Almeida, campus Araçuaí

Fim do conteúdo da página