Portal IFNMG - Diretor do Campus Araçuaí busca apoios em Belo Horizonte Ir direto para menu de acessibilidade.

Diretor do Campus Araçuaí busca apoios em Belo Horizonte

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 19h57 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 14h55

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Diretor-Geral do IFNMG - Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, cumpriu agenda em Belo Horizonte, onde participou de reuniões e de eventos, buscando parcerias e apoios para o IFNMG - Campus Araçuaí.

No dia 9/11, o prof. Aécio esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais - SEDECTES - onde se reuniu com o secretário responsável pela pasta do Ensino Superior, Marcio Portes. Foram discutidos assuntos referentes ao programa Minas Digital, que pretende gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país a partir da inovação, economia digital e economia criativa, e busca expandir o já poderoso ambiente de inovação de Belo Horizonte para todas as regiões de Minas Gerais. Nesse contexto, foi discutido o assunto da Energia Fotovoltaica, e as possibilidades de parcerias nessa área com o IFNMG. Estiveram presentes na reunião o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Alisson Magalhães Castro, e a Diretora-Geral do Campus Pirapora, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

aecio 1Diretor do Campus Araçuaí e dirigentes do IFNMG renunidos com a equipe da SEDECTES MG

No mesmo dia, o diretor do Campus Araçuaí participou do Lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Institutos Federais e às Universidades Federais, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa foi do deputado Cristiano Silveira, e o objetivo da frente de apoio, de acordo com o parlamentar, é mobilizar a sociedade contra a precarização do ensino superior no país, cenário que se projeta, especialmente, por conta da promulgação da Emenda Constitucional 95, que impõe um teto para os investimentos em educação nos próximos 20 anos. Segundo ele, um dos objetivos da frente parlamentar é cobrar o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). A frente de deputados se propõe a organizar debates e audiências públicas com servidores, estudantes e pesquisadores.

aecio 3
O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães, e o Diretor do Campus
Araçuaí, Aécio Miranda, na ALMG, no lançamento da Frente Parlamentar

O deputado federal Reginaldo Lopes, proponente da PEC 370, que prevê a revogação da Emenda Constitucional 95, destacou que a Frente tem como uma das metas forçar o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). “O grande objetivo do PNE é garantir ensino superior a 40% dos brasileiros com idade entre 18 a 24 anos. E isso não é nada demais: apenas nos posicionará no mesmo patamar de outros países sul-americanos”, argumentou. Segundo Reginaldo Lopes, uma nova reunião envolvendo autoridades do governo e representantes de instituições federais de educação está agendada para o dia 28 de novembro, em Brasília.

Finalizando o dia, o prof. Aécio foi recebido pelo deputado Dr. Jean Freire, ocasião em que solicitou apoio às ações desenvolvidas no IFNMG - Campus Araçuaí.

aecio 6
O Diretor do Campus Araçuaí, Aécio Oliveira, e o Deputado Estadual Dr. Jean Freire

No dia 10/11, o diretor do Campus Araçuaí participou de reunião na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMIG, acompanhado do deputado Reginaldo Lopes e do reitor do IFNMG, onde reuniram-se com membros da diretoria da companhia para tratar de parcerias para o Campus Araçuaí do IFNMG.

aecio 4Os dirigentes do IFNMG, o deputado Reginaldo Lopes e os dirigentes da CODEMIG