Portal IFNMG - IV MOSTRAR incentiva a produção e a popularização da ciência Ir direto para menu de acessibilidade.

IV MOSTRAR incentiva a produção e a popularização da ciência

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 14h53 | Última atualização em Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 16h40

O Campus Araçuaí sediou, nos dias 23 a 25 de novembro, a IV edição da MOSTRAR - Mostra Científica das Escolas em Araçuaí.

A MOSTRAR teve início em 2012, e em 2017, foi realizada a sua IV Edição. Trata-se de um evento de natureza científico-tecnológica, em que busca-se a popularização da ciência e tecnologia.

mostrar

O objetivo principal da MOSTRAR é desenvolver a autoestima dos estudantes da educação básica por meio da promoção do evento como forma de estimular o interesse pela ciência e tecnologia. Para isso, os jovens são incentivados a proporem projetos que despertam a criatividade, a ação científica inovadora e o prazer em lidar com a descoberta da ciência e da tecnologia.

Conforme disposto no portal do CNPq, "ampliaram-se os espaços de formação complementar, como museus e centros de ciência, exposições, publicações etc., que efetivamente contribuem para a cultura científica, despertando o interesse pela ciência e ampliando o conhecimento de sua importância no cotidiano da vida social moderna, bem como para a conservação do patrimônio histórico e cultural de um povo".

mostrar3

O evento foi coordenado pelo professor de Física do Campus Araçuaí, Magno Barbosa Dias, e colaboradores.

Durante os dias do evento, estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, além de diretores de escolas e professores e estudantes do município e da região, e da comunidade escolar do Campus Araçuaí.

mostrar1

Na abertura do evento, foi ministrada a palestra Mulheres na Ciência, com a professora Isabelle Priscila Carneiro de Lima, da UFBA, e o campus foi ornamentado com essa temática. Os professores Emerson Muniz e Paulo Vinícius Dutra, do IF Sudeste de Minas Gerais, expuseram o tema "Tecnologias e Práticas Educacionais". O professor Mauro Lúcio Franco, da UFVJM, apresentou o Planetário do Paeque da Ciência da UFVJM. Aconteceu ainda o lançamento do livro: MOSTRAR - Mostra Científica das Escolas em Araçuaí, dos professores Magno Barbosa Dias e Shirlene Aparecida da Rocha, ambos do Campus Araçuaí.

No dia 24/11, segundo dia do evento, aconteceram os seminários temáticos, mostra dos trabalhados científicos, que foram avaliados e os melhores, premiados, minicurso e apresentação dos destaques da MOSTRAR.

mostrar2

Cumprindo sua missão, a MOSTRAR torna a ciência mais próxima do cotidiano e das pessoas. "[O Desenvolvimento Científico] deverá estar cada vez mais incorporado ao cidadão o espaço dos seus direitos e deveres, influindo no caminho das soluções técnico-científicas e pressionando pela incorporação dos benefícios sociais da pesquisa científica e tecnológica ao seu cotidiano. Bem-estar, segurança e sobrevivência são objetivos a serem perseguidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico para toda a humanidade". (Portal CNPq).

Abaixo, mais fotos e publicações do evento.

Resultado Avaliação Institucional

Resultado Avaliação Externa