Portal IFNMG - Estudantes do Campus Araçuaí dão show no LITERARTES do Centro de Línguas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Araçuaí dão show no LITERARTES do Centro de Línguas

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 11h10 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 11h25

Entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2017, aconteceu o LITERARTES, evento promovido pelo Centro de Ensino de Línguas, e com participação dos estudantes dos cursos integrados.

O evento foi a culminância do projeto de extensão desenvolvido de modo interdisciplinar pelos docentes da área de humanas do IFNMG, cujo objetivo primordial foi a valorização dos diversos tipos de artes, seja através de manifestações artísticas, literárias e culturais.

literartes 1         

No dia 04, na abertura solene, foi executado o Hino Nacional, acompanhado da sua interpretação em LIBRAS. O cerimonial foi conduzido pelos estudantes João Victor e Clarice (2° ano).

Na sequência, o artista Diêgo Alves declamou o conto "Menina de Lá", de Guimarães Rosa, e em sua fala parabenizou os estudantes do Campus Araçuaí pelo protagonismo no evento.

literartes 6

O professor de Arte do Campus Araçuaí, Ernani Calazans, ministrou a palestra "A evolução da mulher através da arte, ao longo do tempo". Em sua fala inicial, o professor pontuou: "Este projeto foi apenas fecundado, mas ainda dará muitos frutos. Eu espero que o LierarArtes se perpetue! Vocês sairão da escola um dia, mas não se esquecerão das experiências proporcionadas por este evento".

literartes 14

Em seguida cada turma fez uma apresentação artística diferente, envolvendo números musicais, dança, recitação de poemas e apresentações teatrais baseadas em obras da literatura.

literartes 17
Professor João Luiz Jacintho e turma do 3° ano Informática

No turno vespertino, os estudantes puderam participar de oficinas a escolha de cada um, dentre as 10 propostas: Arte com a terra e materiais da natureza; Cultura Indígena; Iniciação Teatral; Leituras, práticas e interpretação cartográfica; Libras e Cultura Surda; O lúdico na Língua Inglesa; Percussão e Ritmo, Pintura Indígena; Zumba e Xadrez.

literartes 13Ofícina de Inciação Teatral, com o artista Diêgo Alves

No dia 05, os estudantes assistiram aos curtas produzidos pelos alunos do 2° ano Meio Ambiente, explorando a construção de narrativas fantásticas e a Língua Espanhola. Em seguida, cada turma preparou uma sala temática alusiva a uma obra da literatura. As salas foram visitadas pela comunidade escolar do Campus Araçuaí, pelos estudantes e professores da Escola Estadual Industrial São José, pelas analistas da SRE de Araçuaí: Maria Aparecida França de Oliveira, Vera Meireles Silva e Maria Mirian Pereira de Souza; e ainda pela comissão organizadora do evento.

literartes 7literartes 15
Salas Temáticas "Iracema" e "A Carta de Pero Vaz de Caminha"

Para finalizar, no dia 06/12, foi realizado um sarau poético, com as falas do cerimonial, feito pelo professor Lucas Leal, todas em espanhol e recitação e encenação de poemas pelos alunos também em espanhol, de grandes nomes da literatura, como Gabriel Garcia Marquez, Frederico Garcia Lorca, Pablo Neruda e Willian Shakespeare.

Os professores João Luiz Jacintho (Agrimensura) e Mario Santana (Matemática) também contribuíram nas apresentações musicais. 

literartes 11
Professor Mário Santana

Em sua fala, o Diretor-Geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira Miranda, exaltou o trabalho dos servidores e alunos.

"A gente fica emocionado! Ontem eu visitei algumas salas temáticas e vi quanto carinho e quanto capricho estava presente em cada trabalho... quanta arte, quanta literatura colocada com tanta delicadeza! Quando eu vi esse evento sendo realizado eu pensei em dizer à vocês, parafraseando Vinícius de Moraes, que disse "Ponha um pouco de amor na sua vida, como no seu samba!", eu digo: Coloquem um pouco dessa arte na vida de vocês, dessa alegria de produzir e construir, e vocês vão ter certamente uma vida de muita alegria e muito sucesso. Vejam esse evento, isso tudo o que vocês conseguiram fazer, como a capacidade de realização - que precisa ser enxergada e muitas vezes nós mesmos não conhecemos nosso potencial. E se voces olharem para tudo o que foi feito, com essa alegria de produzir, essa energia pulsante, mesmo no final do ano, com a qual conseguimos fazer um evento tão maravilhoso e com tao poucos recursos, o que a gente não é capaz de fazer? Aproveitem a capacidade de vocês. voces são brilhantes! Parabéns aos professores do Centro de Línguas e professores colaboradores e pela ousadia e coragem de conduzir esse evento e de nos privilegiar com tanta beleza!"

"O evento nos permitiu demonstrar o que entendíamos da literatura e das outras formas de arte, abriu o espaço para os alunos se expressarem e foi muito bom receber a visita de alunos de outra escola da cidade. Foi trabalhoso, mas fizemos com prazer. Os nossos professores admiraram muito e disseram que o trabalho das turmas superou as expectativas deles e que viram nosso empenho. Pesquisamos sobre os estilos literários, contexto sócio-histórico e manifestações artísticas da época. Estudamos Literatura, Língua Portuguesa, Historia e Arte". Ana Lúcia Dias dos Santos, 1° ano Agrimensura

"O que eu mais gostei foi a interação da turma na preparação da sala temática, apesar do pouco tempo, pois viemos de outro evento. Os professores gostaram muito do nosso trabalho e interagiram conosco! A apresentação no Sarau também foi muito boa". Guilherme Santos Freire, 2° ano Agroecologia

literartes 8literartes 9
Distribuição de brindes no encerramento do LiterArtes
literartes 10
Professora Lorena Silva, estudante Marcus Deraldo, professora Simone Sales e professor Lucas Leal

Os professores do Centro de Línguas, Bruna Soares, Lillian Melo (idelaizadora do projeto), Lorena Silva, Lucas Leal, Nivaldo Oliveira, Shirlene Rocha e Simone Sales, e os professores colaboradores, Ernani Calazans (Arte), Aureliane Araújo (Geografia) e Fabrício Pereira (História), se mostraram orgulhosos do evento, e usam das palavras de Erlon Paschoal, diretor de teatro e gestor cultural, para definir a motivação de realizá-lo:

A arte incentiva a descoberta - algo de suma importância no processo de aprendizagem - e estimula a sensibilidade, levando o indivíduo à compreensão mais profunda do mundo que o cerca e de si mesmo. Ela desenvolve, portanto, a auto-estima e cria condições para que o indivíduo possa escolher conscientemente o seu próprio caminho. (...) A prática artística pressupõe fundamentalmente a expressão dos sentimentos, o uso da imaginação e a expansão da criatividade. Por meio da arte, o ser humano recria e apreende o mundo dando-lhe uma dimensão que ultrapassa a mera lógica cotidiana.(...) Num processo de aprendizagem que dê primazia à criatividade em detrimento da memorização mecânica de fatos acabados, o indivíduo amplia a sua visão de mundo e exercita a sua capacidade de entendimento da realidade circundante.

Confira mais fotos do evento, no Facebook oficial do Campus Araçuaí!

literartes10Os professores Aureliane Araújo, Ernani Calazans, Simone Sales, Lorena Silva, Lucas Leal, Shirlene Rocha, Lillian Melo e Nivaldo Oliveira

literartes 2literartes 3literartes 4literartes 5

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página