Portal IFNMG - Projeto Vozes Silenciadas traz emoção e conscientização Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto Vozes Silenciadas traz emoção e conscientização

Publicado: Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 20h03 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 12h07

Desde 2013, os servidores e os discentes do Campus Araçuaí desenvolvem o Projeto Vozes Silenciadas, com o objetivo de discutir sobre a situação de minorias tradicionalmente oprimidas nos contextos social, histórico e político, e após a reflexão, dar voz a esses sujeitos, por meio da conscientização e da proposta de uma mudança cultural.

Em sua edição 2017, o projeto foi orientado pelos servidores Lívia Canabrava, Gilvânia Meireles e Nivaldo Oliveira e pelos professores Fabrício Pereira (História), Ernani Calazans (Arte), João Uilson Vieira (Filsofia), Juliana Almeida (Enfermagem), Joildes Brasil (Geografia) e Maria Fernanda Barbosa (História).

vozes silenciadas

Para a culminância, cada turma escolheu um tema a ser trabalhado, que foi discutido e aprofundando entre os discentes, que construiram , páginas no Facebook e salas temáticas nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

No dia 25 de novembro, o Campus Araçuaí recebeu representantes das comunidades infígenas e quilombolas da região do Médio Jequitinhonha para a roda de conversa "SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS" e apresentações culturais tradicionais.

A culminância do projeto deixou a comunidade escolar do Campus Araçuaí profundamente emocionada e sensibilizada para as temáticas trabalhadas.

"O Projeto Vozes Silenciadas é motivo de orgulho no Campus Araçuaí. Fazer parte desse projeto me proporcionou grandes reflexões. Ver os nossos discentes com tanta bravura e tanta sensibilidade para lutar contra os diversos tipos de preconceito e de violência, a coragem em escolher representar aqueles que estão silenciados na sociedade e levar transformação para outras vidas, renova as nossas forças. Todos que tiveram a oportunidade de participar do projeto saíram melhores dessa experiência. É o que podemos chamar de formação holística". Nivaldo, equipe organizadora

No dia 06/12, a turma do primeiro ano do curso de Agroecologia apresentou novamente a encenação da sala temática no Teatro Luz da Lua, em Araçuaí, para que mais pessoas pudessem apreciar.

A página do Projeto Vozes Silenciadas no Facebook traz os vídeos das apresentações e diversas fotos.

Confira abaixo os temas escolhidos por cada turma, e as páginas do Facebook.

IFNMG - Campus Araçuaí  Projeto Vozes Silenciadas  Página
 1° Ano Agroecologia  "Violência contra a mulher: Faça nascer o seu respeito" Página
 2° Ano Agroecologia  "O Cravo bateu na Rosa" - Violência Doméstica Página
 1° Ano Agrimensura  "Suicídio: Existe um culpado?" Página
 2° Ano Agrimensura  "Cartas para Matilda" - Depressão Página
 1° Ano Informática  "Até quando, racismo?" Página
 2° Ano Informática  "Bullying: Pimenta nos olhos dos outros nem sempre é refresco" Página
 3° Ano Informática  "Bullying: O ciclo do ódio" Página
1° Ano Meio Ambiente  "O meu afeto te afeta?" - Homofobia Página
2° Ano Meio Ambiente  "Mãos pequenas, trabalho forçado" - Exploração Infantil Página
3° Ano Meio Ambiente  "Índio é gente, não indigente" Página
2° Módulo Enfermagem  "Violência na infância" Página
4° Módulo Enfermagem  "Todos por igual" - Preconceito com relação à doenças e transtornos mentais Página

O Projeto Vozes Silenciadas apresenta-se como um espaço de expressão da diversidade e construção da cidadania, aberto à participação de todos. Desse modo, caso tenha interesse em apoiá-lo, propostas de atividades ou sugestões, por favor, entre em contato conosco. Certamente, juntos, teremos resultados cada vez melhores.

programaçao vozes