Portal IFNMG - Preparado para o SIC 2018? O IFNMG-Campus Araçuaí está! Evento começa nesta terça-feira, dia 24 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 17h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 09h21
Para os organizadores, a diversidade e a profundidade dos assuntos que são debatidos no SIC tornam-no o maior evento de mostra de produção científica do IFNMG e também um dos maiores eventos do Norte de Minas, reunindo alunos e professores de todos os campi do Instituto e participantes de diversas instituições do Norte de Minas desde 2009
imagem sem descrição.

O maior evento de mostra de produção científica do IFNMG já está com tudo pronto para receber cerca de 1500 pessoas, entre alunos, professores e pesquisadores. E você acha que esse pessoal é só de Minas Gerais? Nada disso. Há participantes que virão de Curitiba, do Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo. Além da programação do VII SIC, eles estão convidados a participar do I Seminário da PPGVet, que é uma promoção do Mestrado em Produção Animal do Campus Salinas, e do V Prospectar, que consiste em um evento direcionado a servidores e profissionais de outras instituições.

É grande a expectativa para o evento, que começa nesta terça-feira, dia 24 de abril, às 8h, com credenciamento e abertura oficial que contará com a presença do reitor José Ricardo Martins da Silva, dos pró-reitores, diretores e outros servidores do Instituto. A palestra magna, intitulada “Paisagens natural, humana e cultural do Médio Jequitinhonha: evoluções entrelaçadas”, marcada para as 14h, será proferida pelo professor Carlos Ernesto Schaefer, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Há outros convidados para o evento, como os professores Igor Viana Brandi (UFMG), Willian Lima (UFMG), Maria Goretti Falcão de Araújo (IFAM), João Carlos Oliveira Caetano (PUC Minas), Anna Christina Almeida (Editora Caderno de Ciências Agrárias da UFMG), Giselle Feliciani Barbosa (UEMS), Sejana Artiaga Ros (IFNMG-CampusAraçuaí), Mariana Emiliano Simões (IFNMG-Campus Diamantina), Flávio Pimenta de Figueiredo (UFMG), Aneuzimira Caldeira Souza (IFNMG-Campus Araçuaí), Geraldo Márcio dos Santos (UFMG), Liliana Mendonça Porto (UFPR), Dra. Cristina Sampaio (PPGCS-Unimontes), Joan Roa (UFVJM), Rildo Araújo Leite (IFNMG – Arinos), Irã Pinheiro Neiva (IFNMG-CampusAraçuaí), Fábio Martins Carvalho (IFNMG-Campus Almenara), Wesley Meireles (IFNMG-Campus Salinas), Viviane Costa Ramos (FEJEMJ-MG), Carolina Naomi (Conf. Bras. Emp. Jr.), Maria Araci Magalhães (IFNMG/ Reitoria), Maria Goretti Falcão de Araújo (IFAM), Charles Butteri (IFNMG/ NIT), Antônio Júlio de Menezes Neto (UFMG), Fabiano Rosa de Magalhães (IFNMG-Campus Araçuaí), Kaique Mesquita Cardoso (IFNMG – Campus Araçuaí) e o coordenaodor de Território da Phirbo Saúde Animal, Igor Miglioli Sokoloski.

Pela democratização da pesquisa

Para o professor Ricardo Jardim Neiva, coordenador substituto de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação do Campus Araçuaí, o SIC tem o propósito de levar a discussão científica para a vida das pessoas. “Quanto mais nós inserirmos o pensamento científico, a curiosidade, a busca por formas vanguardistas de conhecimento na vida das pessoas, mais frutos teremos a colher no futuro”, afirmar o professor, que está à frente da organização do SIC no Campus Araçuaí. É a primeira vez que o campus sediará o evento.

capa site sic2No ano passado, o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG foi realizado no Campus Almenara, que sediou o evento pela primeira vez e contou com a presença de cerca de 1500 participantes. O Campus Araçuaí também está sediando o evento pela primeira vez

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, acompanhou todas as edições do SIC, desde a primeira edição realizada no Campus Salinas. Para ele, é um orgulho acompanhar todo o processo de evolução do Seminário. "É nítido que temos um crescimento linear em todos os aspectos. Aumentaram-se o número de inscritos, de resumos submetidos, de trabalhos apresentados e de pôsteres. Também houve um crescimento no que diz respeito aos assuntos abordados. Antes, fazíamos apenas o Seminário de Iniciação Científica, agora, também organizamos, paralelamente, o Seminário do Mestrado em Produção Animal e um evento para servidores e profissionais de outras instituições. Além de tudo isso, ampliamos os temas debatidos durante o evento, que sempre concede espaço para a inovação tecnológica e para o empreendedorismo. O SIC sempre nos surpreendeu. E em Araçuaí não será diferente", afirmou o pró-reitor.

Só pelos números, dá para saber que o SIC será um sucesso em Araçuaí. No total, 472 trabalhos foram submetidos, sendo estes 136 trabalhos para exposição oral e 336 banners. “Os primeiros trabalhos premiados para cada área receberão uma lembrança que remete ao Campus Araçuaí e ao SIC. É uma forma singela de valorizar e reconhecer o esforço dos pesquisadores e de eternizar o evento na vida das pessoas”, informa o coordenador.

No Portal do SIC, toda a programação do evento já está disponível. Além disso, os participantes podem buscar sugestões de hospedagem e de restaurantes. Quem ainda não tem lugar ficar é bom correr, pois a procura por hotéis está grande.

Além da Fapemig, Capes, CNPq e do governo de Minas, o SIC conta com o apoio de diversas empresas e instituições de Araçuaí e de outras cidades, que estão contribuindo de diversas formas para viabilizar este grande evento para o Vale do Jequitinhonha.

Clique aqui para saber mais sobre o SIC.

sic2018 copiar