Portal IFNMG - Com mais de 1400 inscritos, começou nesta terça-feira no Campus Araçuaí a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 18h37 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 19h19
Mesa de abertura contou com a presença (da esquerda para a direita): do prefeito municipal de Araçuaí, Armando Jardim Paixão, do diretor-geral do IFNMG - Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, do coordenador substituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Araçuaí, professor Ricardo Jardim Neiva e do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva
imagem sem descrição.

Momento histórico para a educação e para a produção científica no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais: começou nesta terça-feira, dia 24 de abril, a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, que pela primeira vez está sendo sediado pelo Campus Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Com 1440 inscritos de diferentes instituições e cidades, 472 trabalhos científicos submetidos e uma programação com diversas palestras, minicursos, atrações culturais e mesas redondas, o SIC 2018 se configura como um dos maiores eventos de iniciação científica já realizados no Vale do Jequitinhonha. A programação, que pode ser conferida aqui, vai até a próxima sexta-feira, dia 27 de abril. Além das autoridades da mesa de honra, também estiveram presentes na abertura diretores dos 11 campi, pró-reitores, servidores e alunos do Instituto e membros da comunidade.

sic 23jpg 2Para o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, um dos aspectos mais importantes do SIC é a oportunidade de envolver e integrar os 11 campi do Instituto e dialogar com a comunidade. “O engajamento dos alunos e servidores com a pesquisa e a inovação vem melhorando a qualidade do ensino do Instituto e essa integração entre servidores, alunos e comunidade externa é fundamental neste momento em que o Brasil está passando. Devemos manter nossas diferenças mas com um objetivo único: o bem estar social e o desenvolvimento de nossa região”, disse o reitor.

sic 8O diretor-geral do IFNMG – Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, destacou que os Institutos Federais, que completam 10 anos em 2018, representam um dos maiores projetos de educação que o país já conheceu. “A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica já mudou a estatística de educação no nosso país. E é esse projeto que permite que uma pequena cidade do médio Jequitinhonha reúna tantas autoridades e estudantes para discutirem e apresentarem projetos de pesquisa e inovação”, disse o diretor, que também agradeceu aos servidores e às empresas da região que contribuíram com a realização do SIC.

sic 5jpgO pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, destacou o crescimento linear pelo qual passou o SIC e a própria produção científica do Instituto. “Saímos de 66 trabalhos apresentados em 2012 para mais de 400 em 2018. E isso é fruto do esforço de vocês, alunos e servidores”, disse Rogério, que destacou a relevância do SIC em proporcionar integração e socialização do conhecimento das pesquisas realizadas e em prestar contas à sociedade de como o Instituto vem pesquisando e indicando soluções para as demandas da região.

Em referência ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, o hino nacional brasileiro foi interpretado em LIBRAS durante a execução.

Doação de terreno

Durante a abertura, o prefeito de Araçuaí, acompanhando do reitor do IFNMG e do diretor-geral do Campus Araçuaí, assinou o termo de doação para o Instituto de um terreno do município de aproximadamente 94 hectares, anexos ao terreno do campus, que poderá ser utilizado para possível construção de edificações, refeitório, moradia estudantil, área de esporte e lazer e outras estruturas. Naturalmente, mesmo com a doação do terreno serão necessárias outras parcerias e disponiblização de novos recursos para realizar os investimentos necessários e ampliação dos serviços prestados.

sic 5A doação do terreno foi fruto de um projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Araçuaí em dezembro de 2017.

O prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão, destacou que o Instituto veio para transformar a região e está conseguindo. “Temos que apoiar e trabalhar para que nossos jovens tenham uma formação adequada, e o IFNMG traz essa formação através de uma educação pública e de muita qualidade”, disse o prefeito.

Ciência ao alcance de todos

Após a mesa de abertura, os cientistas e professores Ricardo Otaviano e Marcos Giovanni, do projeto Ponto Ciência, fizeram um “teatro científico” para explicar fenômenos e reações científicas a partir de dinâmicas, jogos e brincadeiras, com linguagem simples e materiais de baixo custo.

sic pontociencia

Com ajuda de alunos que se voluntariavam ao longo do show, os professores fizeram diversos experimentos de química, física e biologia, como a mudança de cor de copos de suco de repolho roxo – que funcionaram como indicadores ácido-base – ao entrarem em contato com produtos do dia a dia com pHs diversos, como limão, vinagre e sabão em pó; e o arremesso de um galão de água ao entrar em combustão em virtude do contato do fogo com vapor de álcool.

Os experimentos, com o passo a passo, fotos, vídeos e explicações, estão demonstrados no site do projeto. “A nossa tarefa é divulgar a ciência de forma lúdica e mostrar que ela é acessível e está presente no nosso dia a dia”, disse o professor Marcos.

sic 7jpg

sic 9jpg

Para fotos da abertura do SIC acesse as páginas do IFNMG e do Campus Araçuaí.