Portal IFNMG - Palestras sobre as paisagens do Vale do Jequitinhonha e a importância do empreendedorismo acadêmico no primeiro dia do VII SIC Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 16h28 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 17h16
imagem sem descrição.

Além da abertura oficial, o primeiro dia do VII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, que está sendo realizado de 24 a 27 de abril no Campus Araçuaí, contou com palestras e debates que lotaram os dois auditórios do Campus.

Incubadoras e empreendedorismo

Um dos destaques do dia foi o lançamento da "Future", a incubadora do Campus Araçuaí, que irá contribuir com a criação e o desenvolvimeto de pequenas empresas da região do médio Jequitinhonha. O projeto, coordenador pelos professores André Geraldo da Costa Coelho e Cleisson da Silva Rios, é sustentado por um planejamento estratégico e ancorado em um modelo Canvas com ideias específicas para a região. "A ideia de criar essa incubadora é fazer com que a sociedade cresça com possíveis startups e negócios e fortalecer parcerias já existentes, inclusive com o Sebrae e com o IFES, aplicando na prática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", disse o professor André.

Após a apresentação e lançamento da Incubadora, o professor do Instituto Federal do Espírito Santos (IFES), Rodolpho da Cruz Rangel, falou sobre incubadoras, inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino. "Inovar é diferente de criar algo. A invenção é apenas uma etapa para a inovação, que tem como um dos principais objetivos a difusão dessa ideia na sociedade para facilitar cada vez mais as convivências", disse Rodolpho. Segundo o palestrante, cabe ao universitário enxergar as oportunidades para inovar e os meios e contatos para orientação na tarefa de empreender. "As incubadoras podem ajudar muito nesse processo. A Incubadora do Campus Araçuaí, que já tem projetos para a sua primeira pré-incubação na região, começa no caminho certo", concluiu.

sic b2

Paisagens do Vale

A palestra magna do primeiro dia do SIC foi proferida pelo professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Carlos Ernesto Schaefer, que falou das evoluções entrelaçadas das paisagens natural, humana e cultural do Médio Jequitinhonha. O professor, que possui três pós-doutorados na área de solos e mineralogia, é PhD pela University of Reading, na Inglaterra, e já foi professor em universidades de diferentes países, realizou vários estudos sobre o Jequitinhonha e durante a palestra falou, dentre outros pontos, sobre a diversidade da paisagem do Vale, com suas inúmeras nascentes, chapadas, morros e rios, e sobre os povos originários da região.

sic b4

Internacionalização, parceria público-privada, artesanato...

Também foi realizado no primeiro dia do SIC um debate sobre os projetos de intercâmbio e internacionalização do IFNMG, que contou com a presença dos servidores Lauro Pereira e Roberta Santos, responsáveis pela Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG e os três alunos do Instituto que voltaram recentemente de um intercâmbio de seis meses no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal: Fernanda Alves Costa, José Mendes dos Santos Júnior e Wêudson Alves Mendes.

sic b6

A quinta edição do Painel Prospectar tratou da parceria público-privada, com os professores Igor Viana Brandi e William Lima, ambos da UFMG. Outra palestra realizada no auditório I foi a do professor Nivaldo da Silva, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), sobre a importância da formação continuada sobre o profissional médico veterinário e zootecnista, como parte do I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGVet) do IFNMG.

A última atração da noite foi a exibição dos documentários "Lira", uma produção do Cinema Meninos de Araçuaí para o Canal Sempre sobre a vida e a obra da artesã araçuaiense Lira Marques, e "De baixo do rio e das mulheres", da diretora Ana Clara Silva sobre a história da rua de baixo e do nascimento da cidade. Ana Clara esteve presente comentando e respondendo perguntas.

sic b7

SIC continua

Nesta quarta-feira, mais de 400 trabalhos de pesquisa de todas as áreas do conhecimento desenvolvidos em todos os 11 campido IFNMG serão apresentados em forma oral e de posters ao longo de todo o dia. Acontecem ainda palestras, mesas redondas e apreesntações culturais.

Confira abaixo mais fotos deste primeiro dia de SIC:

sic b8

sic b3

sic b5

sic b9

Veja mais fotos no Facebook do IFNMG e do Campus Araçuaí.

Leia também: Com mais de 1400 inscritos, começou nesta terça-feira no Campus Araçuaí a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica do IFNMG

Texto produzido com contribuições de Lívia Aguilar e Luiza Tito, estudantes do 3° ano do Ensino Médio Integrado no IFNMG - Campus Araçuaí, membro da equipe de IMPRENSA do SIC.