Portal IFNMG - Pesquisadores docentes do IFNMG poderão concorrer à bolsa para atuar no Observatório do Mundo do Trabalho de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 18h06 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 18h14

Os Institutos Federais mineiros e o Cefet-MG, em ação conjunta alinhada às estratégias da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, criaram o Observatório do Mundo do Trabalho de Minas Gerais e estão promovendo a seleção de cinco pesquisadores para atuar no Observatório. O objetivo é apoiar o processo decisório nas instituições envolvidas, por meio de uma rede de pesquisadores dedicados a coletar e analisar informações sobre a dinâmica do mercado de trabalho na região de influência dos municípios onde se localizam os campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no estado de Minas.

O pesquisador selecionado deve dedicar 20 horas semanais ao projeto e pode desenvolver as atividades no Campus de lotação, sob supervisão da Coordenação Geral do Observatório, ligada a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Minas Gerais. O pesquisador selecionado deverá se comprometer, por meio da assinatura de Termo específico, a atender as reuniões presenciais com a Coordenação Geral do Observatório sempre que for convocado.

Os projetos terão duração total de 18 meses. Para custear os projetos, há um investimento financeiro na ordem de R$ 307.000,00 reais, assim discriminados: 18 bolsas de Pesquisador por projeto, no valor de R$1.500,00 pelo período de 18 meses; 36 bolsas de iniciação científica por projeto, no valor de R$400,00, pelo período de 18 meses; despesas de capital em até R$10.000,00 por projeto, devidamente justificadas no âmbito da realização da pesquisa; e despesas de custeio em até R$10.000,00 por projeto, devidamente justificadas no âmbito da realização da pesquisa.

Inscrição

Poderão participar da seleção, pesquisadores docentes das seguintes instituições: Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste de MG), Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Para se candidatar à vaga de Pesquisador, o servidor deverá ser docente, em efetivo exercício, do quadro permanente da instituição. As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 23:59 horas do dia 22/07/2018. No ato da inscrição, devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos em formato PDF: Formulário de Inscrição;Termo de Abertura de Projeto (TAP), referente ao tema de pesquisa, carta de anuência assinada pelo diretor-geral do Campus de lotação do professor; Carta de Compromisso do Pesquisador; declaração de experiência profissional. Inscrições com documentos faltantes não serão homologadas. Os anexos necessários para efetuar a inscrição estão disponíveis no site do IFMG.

Os pesquisadores podem enviar uma proposta por tema. Caso opte por participar em mais de um tema, deve realizar uma inscrição para cada tema. No caso de mais de uma submissão por tema, será considerada a inscrição mais recente.

Clique aqui para acessar o Edital n° 51/2018 e seus anexos.