Portal IFNMG - III Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais (NEPRU) e I Fórum de Educação do Campo do IFNMG Campus Araçuaí. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 10h55 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 11h09

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – NEPRU – juntamente com Núcleo de Agroecologia do IFNMG – Campus Araçuaí promoveram, nos dias 17 e 18 de setembro de 2019, o III Encontro do NEPRU e o I Fórum de Educação do Campo do IFNMG – Campus Araçuaí.

cartaz do evento ENCONTRO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS RURAIS (NEPRU) E I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. IFNMG  – CAMPUS ARAÇUAÍ

O evento foi marcado, desde a fase de preparação, pelo critério da construção coletiva. Diversas entidades sindicais e movimentos sociais que atuam junto aos sujeitos do campo, contribuíram significativamente para a realização do evento, desde a concepção inicial até às discussões produzidas durante o evento. No dia 17/09 contamos com a mesa: Questões étnico-raciais no contexto Brasil- Estados Unidos, composta pelos professores e estudantes da Universidade de Washington: o Prof. Jonathan Warren, Owen Oliver e Paulette Thompson e também por Cleonice Maria da Silva da Aldeia Indígena Cinta-Vermelha Jundiba. De fato, a mesa garantiu a primeira conotação internacional a um evento ocorrido dentro do Campus Araçuaí.

Fala do Professor Jonathan Warren

Mesa: Questões étnico-raciais no contexto Brasil-Estados Unidos

mesa: Questões étnico-raciais no contexto Brasil- Estados Unidos

No dia 18/09 os trabalhos foram abertos com a Feira de trocas de mudas e sementes medicinais e Plantas Comestíveis não convencionais (PANCS). Momento importante, marcado pelo diálogo entre os saberes. A seguir passou-se às discussões da Educação do Campo, iniciando com as palestras de Magda Martins Macedo (Unimontes) e Clebson Souza de Almeida (UFVJM). Na parte da tarde deu-se as discussões dos Grupos de Trabalho, divididos em cinco temas associados à Educação do Campo. Os grupos apresentaram diversas propostas que estão sendo sistematizadas e serão divulgadas para a comunidade.

Aluna segurando muda na feira de troca e sementes

Atividades dos grupos de trabalho.

Ao final, abriu-se o espaço para as discussões em torno da realização do IV Encontro Mineiro de Educação do Campo – EMEC 2020, a ser realizado em abril de 2020, em Araçuaí. Com mais esta ação o NEPRU e NEA consolidam-se como importantes espaços de debate das questões associadas aos sujeitos do campo, colando-se como um instrumento de articulação entre diversas entidades sindicais, movimentos sociais/populares que constroem o protagonismo social dos camponeses do Vale do Jequitinhonha.

Roda de Encerramento – A mística garantiu o sentido de unidade e esperança.