Portal IFNMG - Governo de Minas busca experiência do IFNMG para capacitar servidores da Educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Governo de Minas busca experiência do IFNMG para capacitar servidores da Educação

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 09h39 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 13h51

A Reitoria do IFNMG recebeu na última quinta-feira, dia 9, a visita do subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Márcio Rosa Portes (foto acima). O principal objetivo da visita foi conhecer a experiência exitosa do Instituto na oferta de cursos técnicos a distância pelo programa Profuncionário, destinado à capacitação de servidores da rede pública de Educação.

Segundo Márcio Portes, o Governo do Estado aderiu ao Profuncionário para capacitar o pessoal da Educação e, até o início de abril, iniciará a oferta do curso de Secretaria Escolar para a primeira turma, com 200 vagas, destinadas a servidores da capital e região metropolitana. O curso está sob a responsabilidade da Superintendência de Ensino Profissionalizante, ligada à Subsecretaria de Ensino Superior. “Viemos conhecer a experiência de quem está na frente, fazer benchmarking”, disse o subsecretário, fazendo referência a uma ferramenta de gestão bem conhecida no mundo dos negócios, que procura as melhores práticas do mercado para se chegar ao melhor desempenho. Algo do tipo: fazer igual a quem é referência.

Márcio Portes estava acompanhado de Fernando Guilherme Veloso Queiroz, diretor do Centro de Educação a Distância da Unimontes. Por sua experiência na EAD e pela estrutura disponível, a Unimontes será parceira do Estado para a oferta do curso aos servidores da Educação.

A experiência do IFNMG com o Profuncionário foi apresentada pelo diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead), Antônio Carlos Soares Martins, e pela coordenadora de Ensino, Ramony Maria Silva Reis Oliveira. O IFNMG disponibilizou ao Governo do Estado o projeto do curso técnico em Secretaria Escolar e todo material didático utilizado, impresso e videoaulas.

Além de Secretaria Escolar, o IFNMG também oferta, pelo Profuncionário, os cursos técnicos a distância em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos.

Convergência de esforços

Durante a visita à Reitoria, Márcio Portes teve, também, um encontro com o reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, e sua equipe de gestão (foto abaixo). Durante a conversa, as partes sinalizaram outros  pontos em que o Governo do Estado e o IFNMG podem convergir esforços para buscar soluções e bons resultados. Dois exemplos são a busca de alternativas para fomento de pesquisa nas áreas de abrangência do IFNMG e a discussão sobre os impactos e implicações do novo modelo do ensino médio - aprovado na última quarta-feira, dia 8, pelo Senado - para o ensino profissionalizante.



  

Fim do conteúdo da página