Portal IFNMG - Aula inaugural dos cursos de Pedagogia e Libras será no próximo dia 10/03. Ir direto para menu de acessibilidade.

Aula inaugural dos cursos de Pedagogia e Libras será no próximo dia 10/03.

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 12h51 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 14h35

Acontece no próximo dia 10/03, aula magna dos cursos graduação em Pedagogia e Letras Libras na modalidade a distância do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). A oferta desses cursos é possível graças ao convênio entre o IFNMG, por meio do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) e o Ministério da Educação (MEC) pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do programa UAB é a preparação de docentes, para atuarem preferencialmente, no ensino público básico. São licenciaturas ofertadas nas instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, por intermédio da tecnologia em Educação a Distância (EaD).
“Nosso desejo é contribuir para o desenvolvimento da região, por meio da tecnologia em Educação a Distância, por isso abraçamos também as licenciaturas. Entendemos que a formação docente é um caminho para a elevação da qualidade da educação nos níveis fundamental e básica, gratuita”, explica o diretor geral do CEAD/IFNMG, professor Antônio Carlos Martins.
Nesse primeiro processo seletivo do CEAD/IFNMG foram disponibilizadas para o curso de Pedagogia, 120 vagas distribuídas nos polos de: Padre Paraíso, 40 vagas e 15,83 candidato por vaga (CV); Pompéu, 40 vagas e 17,65 (CV) e Turmalina, 40 vagas e 26 (CV). Para o curso de Letras Libras também foram ofertadas 120 vagas, distribuídas nos polos: Corinto, 30 vagas, com 22,77 (CV); Januária, 30 vagas com 42,4 (CV); Montes Claros, 30 vagas, com 88,74 (CV) e Salinas, 30 vagas 25,54 (CV).
O curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para atuarem na educação infantil, anos iniciais e em disciplinas pedagógicas dos cursos fundamental e médio da educação básica e profissional, bem como na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Podendo atuar ainda no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino, e em ambientes não escolares.

Com relação ao curso de Letras Libras, por se tratar de regulamentação recente, Lei 12.319/2010, apresentou uma procura superior às expectativas da Instituição. É direcionado para o conhecimento acerca da singularidade linguística da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tem como objetivo formar e qualificar professores em Letras Libras como primeira e segunda língua para atuar no ensino fundamental e médio, a fim de contribuir com ações em benefício das pessoas surda no que se refere a educação bilíngue, acessibilidade e inclusão. Tem prioridade de acesso ao curso a comunidade surda.

A coordenadora de ensino do CEAD/IFNMG, professora Ramony Maria da Silva Reis Oliveira explica que “tanto o curso de Pedagogia quanto o curso de Letras Libras apresentam alta demanda social na região, prova disso são o número de inscrições 7.759 candidatos ao todo. A formação docente ainda é um dos grandes desafios das políticas educacionais brasileira, mais ainda, para a comunidade não ouvinte e outros públicos que apresentam necessidades especiais”, salientou a coordenadora de ensino.
“A Educação a Distância está revolucionando as formas de ensino/aprendizagem e de alcance social. Por meio do CEAD/IFNMG oportunizamos a formação gratuita e de qualidade de milhares de alunos em toda a área de abrangência do IFNMG regiões: Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri no Estado de Minas Gerais. Somente entre os anos de 2014 a 2016 ofertamos 47 mil vagas e cerca de 100 cursos, nas diversas modalidades de ensino, ministrados em mais de 100 polos presencias, por meio das parcerias com os municípios. E agora, com os cursos de na área de licenciatura complementamos o portfólio de cursos do CEAD/IFNMG”, ressalta o diretor Antônio Carlos Martins.

Sobre o CEAD/IFNMG

O Centro em Formação e Referência em Educação a Distância (CEAD) do IFNMG foi inaugurado em 2014 com a missão institucional de ofertar ensino de excelência e gratuito, por intermédio da tecnologia em EaD. São disponibilizados cursos de Pós-Graduação, técnicos e graduações tecnológicas pela Rede e-Tec Brasil, ensino de idiomas pelo e-TEC Idiomas, cursos e capacitações rápidas (160 a 300horas) para o mercado de trabalho pelo Pronatec Bolsa Formação, qualificação continuada dos servidores do IFNMG pelo Profuncionário e programa de qualificação docente, pela Universidade Aberta do Brasil. Por meio da plataforma Moodle, maior tecnologia em EaD do mundo, aliada a competência de profissionais em EaD do CEAD/IFNMG, garante a mesma qualidade do ensino convencional ofertado no IFNMG.

Equipe nos estúdios do CEAD com a coordenadora da UAB - Paula Francisca