Portal IFNMG - Curso está capacitando profissionais do Norte de Minas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso está capacitando profissionais do Norte de Minas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h45 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h48
Com uma carga horária de 80 horas, o curso é ofertado pelo IF Sul de Minas na modalidade a distância e conta com sete unidades e uma série de recursos pedagógicos e atividades avaliativas que possibilitam maior absorção do conteúdo apresentado. Foram disponibilizadas mais de 300 vagas nesta oferta, sendo metade delas destinadas à região norte de Minas Gerais. Outras 300 vagas serão disponibilizadas para o segundo semestre deste ano
imagem sem descrição.

Já dizia Guimarães Rosa no livro Grande Sertão Veredas: “É junto dos bão que a gente fica mió”. Nada melhor que trabalhar em equipe para provar que o escritor tinha razão. O IFNMG, o IF Sul de Minas, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sabem muito bem disso e se uniram para promover a capacitação de gestores e servidores efetivos e terceirizados que atuam na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no âmbito das Redes Estadual e Municipal.

O resultado dessa parceria culminou no curso “Gestão do PNAE nas Redes Estadual e Municipal da Região Sudeste”. Com uma carga horária de 80 horas, o curso é ofertado pelo IF Sul de Minas na modalidade a distância e conta com sete unidades e uma série de recursos pedagógicos e atividades avaliativas que possibilitam maior absorção do conteúdo apresentado. Foram disponibilizadas mais de 300 vagas nesta oferta, sendo metade delas destinadas à região norte de Minas Gerais. Outras 300 vagas serão disponibilizadas para o segundo semestre deste ano.

A aula inaugural do curso foi realizada no IFNMG-Campus Avançado Janaúba no dia 05 de junho e contou com a presença de profissionais da educação e da Emater que participam do curso no intuito de obter informações e orientações sobre o processo de compra, de atendimento à comunidade e, assim, contribuir para o atendimento à alimentação escolar e demandas da agricultura familiar na região.

Parcerias que promovem ganhos coletivos

O coordenador do curso, o economista Lucas Resende Aarão, informa que a capacitação foi elaborada por várias mãos e parcerias e visa disponibilizar um espaço de diálogo, interação e compartilhamento de experiências com vistas a construir, coletivamente, os conhecimentos e procedimentos necessários para a execução do PNAE. “Busca-se propiciar segurança aos seus executores para gerir os recursos orçamentários, atendendo plenamente as diretrizes que norteiam o programa, vislumbrando uma melhora na educação alimentar e nutricional dos alunos e em total conformidade aos preceitos legais”, explica.

Para a pró-reitora de Extensão do IFNMG (PROEX), Maria Araci Magalhães, essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento da região. “Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG buscou junto ao IF Sul de Minas Gerais a parceria para a realização desse encontro em Janaúba. Entendemos que o desenvolvimento do PNAE, sendo uma política que visa oferecer refeições saudáveis, contribui também para o crescimento, aprendizagem, desenvolvimento biopsicossocial, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos”, destaca a pró-reitora.

Com os pés no campo e na escola

A professora Maria Araci ainda enfatiza que uma das frentes do IFNMG é exatamente desenvolver ações para atendimento às demandas da agricultura familiar em relação ao PNAE. O assistente social Rony Enderson de Oliveira, que atua na Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, está sendo o responsável por realizar esse trabalho junto às comunidades rurais, a fim de propiciar que eles acessem os recursos no IFNMG. “Nesse sentido, a PROEX vem desenvolvendo ações para viabilizar parcerias com a agricultura familiar e reforçar as já existentes. A parceria com o IF Sul de Minas Gerais reforça essa ação, visto que o IF Sul de Minas já desenvolve várias ações nesse sentido”, afirma o servidor Rony Enderson.

Satisfação. Foi essa a palavra usada pelo pró-reitor de Extensão do IF Sul de Minas, Cléber Ávila Barbosa, para descrever a parceria do IF Sul de Minas com o IFNMG, a Emater e a SEAD. “Nosso objetivo com o curso é que os servidores possam entender sobre a legislação dessa temática do PNAE e, assim, viabilizar as compras públicas. Acreditamos que essa política tem um potencial imenso de fortalecimento da agricultura familiar, bem como a melhoria na qualidade dos alimentos servidos nas escolas. Será um curso com base no diálogo e no estudo da legislação sobre essa temática, buscando entender e desenvolvendo metodologias para as redes estadual e municipais na efetivação das chamadas públicas”, salienta.

Também participaram da aula inaugural o secretário especial da SEAD, Marcelo Martins, a coordenadora de tutores, Juliana do Carmo Jesus Pio, o instrutor do curso, Rogério Robs Canto Raimundo, o diretor Fernando Barreto Rodrigues, o professor Fabrício Silva Ribeiro, o motorista Abinei Marques Serafim, a responsável pelos registros escolares Cynara Acipreste e outros servidores do IFNMG-Campus Avançado Janaúba.

Fim do conteúdo da página