Portal IFNMG - Curso está capacitando profissionais do Norte de Minas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h45 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 17h48
imagem sem descrição.

Já dizia Guimarães Rosa no livro Grande Sertão Veredas: “É junto dos bão que a gente fica mió”. Nada melhor que trabalhar em equipe para provar que o escritor tinha razão. O IFNMG, o IF Sul de Minas, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sabem muito bem disso e se uniram para promover a capacitação de gestores e servidores efetivos e terceirizados que atuam na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no âmbito das Redes Estadual e Municipal.

O resultado dessa parceria culminou no curso “Gestão do PNAE nas Redes Estadual e Municipal da Região Sudeste”. Com uma carga horária de 80 horas, o curso é ofertado pelo IF Sul de Minas na modalidade a distância e conta com sete unidades e uma série de recursos pedagógicos e atividades avaliativas que possibilitam maior absorção do conteúdo apresentado. Foram disponibilizadas mais de 300 vagas nesta oferta, sendo metade delas destinadas à região norte de Minas Gerais. Outras 300 vagas serão disponibilizadas para o segundo semestre deste ano.

A aula inaugural do curso foi realizada no IFNMG-Campus Avançado Janaúba no dia 05 de junho e contou com a presença de profissionais da educação e da Emater que participam do curso no intuito de obter informações e orientações sobre o processo de compra, de atendimento à comunidade e, assim, contribuir para o atendimento à alimentação escolar e demandas da agricultura familiar na região.

Parcerias que promovem ganhos coletivos

O coordenador do curso, o economista Lucas Resende Aarão, informa que a capacitação foi elaborada por várias mãos e parcerias e visa disponibilizar um espaço de diálogo, interação e compartilhamento de experiências com vistas a construir, coletivamente, os conhecimentos e procedimentos necessários para a execução do PNAE. “Busca-se propiciar segurança aos seus executores para gerir os recursos orçamentários, atendendo plenamente as diretrizes que norteiam o programa, vislumbrando uma melhora na educação alimentar e nutricional dos alunos e em total conformidade aos preceitos legais”, explica.

Para a pró-reitora de Extensão do IFNMG (PROEX), Maria Araci Magalhães, essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento da região. “Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG buscou junto ao IF Sul de Minas Gerais a parceria para a realização desse encontro em Janaúba. Entendemos que o desenvolvimento do PNAE, sendo uma política que visa oferecer refeições saudáveis, contribui também para o crescimento, aprendizagem, desenvolvimento biopsicossocial, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos”, destaca a pró-reitora.

Com os pés no campo e na escola

A professora Maria Araci ainda enfatiza que uma das frentes do IFNMG é exatamente desenvolver ações para atendimento às demandas da agricultura familiar em relação ao PNAE. O assistente social Rony Enderson de Oliveira, que atua na Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, está sendo o responsável por realizar esse trabalho junto às comunidades rurais, a fim de propiciar que eles acessem os recursos no IFNMG. “Nesse sentido, a PROEX vem desenvolvendo ações para viabilizar parcerias com a agricultura familiar e reforçar as já existentes. A parceria com o IF Sul de Minas Gerais reforça essa ação, visto que o IF Sul de Minas já desenvolve várias ações nesse sentido”, afirma o servidor Rony Enderson.

Satisfação. Foi essa a palavra usada pelo pró-reitor de Extensão do IF Sul de Minas, Cléber Ávila Barbosa, para descrever a parceria do IF Sul de Minas com o IFNMG, a Emater e a SEAD. “Nosso objetivo com o curso é que os servidores possam entender sobre a legislação dessa temática do PNAE e, assim, viabilizar as compras públicas. Acreditamos que essa política tem um potencial imenso de fortalecimento da agricultura familiar, bem como a melhoria na qualidade dos alimentos servidos nas escolas. Será um curso com base no diálogo e no estudo da legislação sobre essa temática, buscando entender e desenvolvendo metodologias para as redes estadual e municipais na efetivação das chamadas públicas”, salienta.

Também participaram da aula inaugural o secretário especial da SEAD, Marcelo Martins, a coordenadora de tutores, Juliana do Carmo Jesus Pio, o instrutor do curso, Rogério Robs Canto Raimundo, o diretor Fernando Barreto Rodrigues, o professor Fabrício Silva Ribeiro, o motorista Abinei Marques Serafim, a responsável pelos registros escolares Cynara Acipreste e outros servidores do IFNMG-Campus Avançado Janaúba.