Portal IFNMG - Instituto Federal Campus Januária em Comemoração ao seu Cinquentenário Ir direto para menu de acessibilidade.

Instituto Federal Campus Januária em Comemoração ao seu Cinquentenário

Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2011, 15h49 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2011, 11h34

I Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia

A I Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituo Federal Campus Januária foi realizada, no dia 03 de dezembro, na Praça Tiradentes e fez parte das atividades da Programação em comemoração ao Cinqüentenário do Instituto Federal Campus Januária, cujo objetivo teve o propósito de marcar  esta expressiva data junto à Comunidade Januarense.

Logo após a abertura do evento, foi realizado o Cerimonial do Lançamento Oficial do Selo Comemorativo da Instituição pelos Correios. O momento foi dado com a Composição do dispositivo da Mesa de Honra; execução do Hino Nacional Brasileiro; lançamento do Selo Personalizado; obliterações conduzidas pelo Gerente Regional dos Correios de Montes Claros e pronunciamento de autoridades presentes.

O evento contou com a distribuição de vários estandes dos Cursos (Superiores, Técnicos, Integrados e Proeja) onde professores e alunos tiveram a oportunidade de levar ao público externo, um pouco do conhecimento adquirido na sua área de atuação, além de oferecer serviços relevantes à comunidade, com a união de vários cursos na sua verticalização: como os cursos Técnico em  Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária e Superiores em Engenharia Agrícola e Ambiental e Agronomia, com a exposição de insetos, utilizando de  microscópico e a distribuição de mudas de  árvores frutíferas.

Na área da informática, os cursos técnicos e superiores fizeram a exibição de jogos virtuais criados pelos próprios alunos, o NIT, Núcleo de Inovação Tecnológica, novidade na Instituição, mostrou como proteger as Tecnologias geradas pela Instituição e/ou inventor independente. Já o curso de Administração por sua vez, apresentou para comunidade os produtos das suas empresas simuladas.

As licenciaturas se uniram e apresentaram diversas formas de trabalhar a educação em sala de aula. O Proeja também estava lá, incentivando jovens e adultos, interessados, a participarem deste programa. Os Cursos Técnicos em Enfermagem, como de costume, ofertaram serviços na área da saúde com a aferição da pressão arterial, medição da glicemia e afins.

Além da apresentação de cursos Técnicos e Superiores, também, foram montados estandes para a Comunicação Social, Biblioteca e Agroindústria. A Comunicação Social  apresentou a história da Instituição, banner com a linha do tempo e exposição de fotografias do acervo, chamando a atenção dos presentes ao resgatar um pouco do passado, principalmente dos ex-servidores, aposentados que foram prestigiar o evento, como a Profª. Denise Falcão, ex- servidora e do prof. Elpídio Castro, ex-diretor, desta Casa de Ensino.

A Biblioteca, por sua vez, além da exposição de livros, incentivando à leitura, iniciou a campanha com arrecadação de livros, para o SERVIR (Serviço de Promoção do Menor). Já o Estande da Agroindústria com seus produtos para degustação, foi  disputadíssimo pelo público presente, pois seus deliciosos petiscos foram muito apreciados e saboreados por  todos.

O encerramento, ficou por conta do Grupo Banzé, que com muito charme, apresentou várias danças resgatando a  cultura regional.

O grande êxito do evento foi dado, mediante o empenho, excepcional da equipe organizadora, que devido à participação de cada um, todas as ações para a organização desta Mostra, totalizaram-se num grande conjunto, confirmando assim  o carinho, a satisfação e o comprometimento, por parte destas pessoas,  com a Instituição a que servem. Afinal, 50 anos, não são cinqüenta dias, nem cinqüenta meses e sim uma longa caminhada. É oportuno ressaltar, que a oportunidade de participar de um momento como este é impar, “Cinqüenta anos só se faz uma única vez”.

Parabéns a esta brilhante equipe que não mediu esforços para que a comunidade januarense pudesse soprar velas ao cinqüentenário desta grande Instituição.

Congratulações também aos servidores e estudantes que participaram direta ou indiretamente, facilitando assim, o trabalho da equipe organizadora, extensivas àqueles que se dispuseram um pouquinho do seu tempo para prestigiar esta a I Mostra de Educação Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Campus Januária.

Agradecimentos à comunidade januarense e suas representações que estiveram prestigiando o nosso evento, à cobertura da TV Norte, extensivos ao Policiamento Militar, reforçando a segurança para que tudo ocorresse na mais serena tranqüilidade.

Por Izabel Macedo
Assessora de Comunicação Social