Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária promove evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG-Campus Januária promove evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 14h45 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 14h20

IMG 4150

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data recomendada pela conferência das nações unidas sobre meio ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Esta comemoração tem como objetivo chamar a atenção e ação política de povos e países para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que, ao contrário do que muitos pensam, não são inesgotáveis.

A preservação do meio ambiente é obrigação de cada um de nós, haja vista que as futuras gerações dependem das ações de hoje. Como sujeito deste meio, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária também faz sua parte e, juntamente com os alunos do 9° período do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, promoveu a semana do Meio Ambiente com o tema "Sustentabilidade e recuperação se faz com atitudes e ações". Durante o evento, foram oferecidas oficinas, palestras, minicursos e vitrine de projetos, todos com incrições gratuitas e certificado de participação.

No primeiro dia, os participantes acompanharam as diversas palestras com temas voltados à preservação do ecossistema da região, além de oficinas e minicursos, entre eles plantas medicinais, hortas suspensas, compostagem, produção de mudas do cerrado, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e meliponicultura criação de abelhas nativas.

IMG 3944

O encerramento foi em grande estilo com a vitrine de projetos, onde os alunos puderam expor seus trabalhos e projetos, todos voltados a demonstrar formas de preservação e manutenção do meio ambiente através do uso consciente de seus recursos e de maneira sustentável.

Muitos acreditam que uma pessoa apenas não pode mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte e assumir sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, se a sociedade reivindicar o cumprimento das leis ambientais, conseguiremos mudar esse quadro de degradação existente. Porém, se nada for feito, nosso modo de vida poderá ser consideravelmente alterado com consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

IMG 3955

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)