Portal IFNMG - Conheça os novos cursos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Conheça os novos cursos do IFNMG

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 17h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 17h01

Os editais do Processo Seletivo e do Vestibular do IFNMG, para ingresso no 1º semestre de 2018, têm novidades: seis novos cursos em quatro dos 11 campi do Instituto.

No Campus Diamantina, os novos cursos são Técnico em Biotecnologia (Concomitante/ Subsequente), Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Meio Ambiente. No Campus Araçuaí, está sendo também ofertado, pela primeira vez, o curso Superior de Engenharia Agrícola e Ambiental. Em Teófilo Otoni, o Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente é a novidade. Em Januária, o novo curso é o Superior de Sistemas de Informação, mas o ingresso será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos eles foram aprovados na última reunião do Conselho Superior, realizada no dia 13/09.

O curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Saúde do Idoso, do Campus Januária, e o curso Técnico em Edificações, do Campus Montes Claros, também foram aprovados na última reunião do Conselho, mas não foram abertas vagas para ingresso no 1º semestre de 2018.

Para quem não sabe, os cursos técnicos de nível médio no IFNMG são oferecidos em duas modalidades, Integrado e Concomitante/ Subsequente. O Integrado se dá quando o estudante faz o curso técnico junto com o Ensino Médio no IFNMG (para concorrer nesta modalidade é necessário que o estudante já tenha concluído o Ensino Fundamental e ainda não tenha cursado o Ensino Médio); já o Concomitante/Subsequente é direcionado para os estudantes que estejam cursando a 2ª ou a 3ª série do ensino médio em outra instituição ou que já concluíram o Ensino Médio (nesta modalidade, o estudante faz no IFNMG apenas as disciplinas do curso técnico).

Nova estruturação dos cursos técnicos Integrados no Campus Diamantina

Pela primeira vez, o Campus Diamantina está oferecendo cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Os cursos Técnicos Integrados em Informática e Meio Ambiente ofertados pelo Campus Diamantina apresentam alguns diferenciais. “Estes cursos estão estruturados através de três grandes núcleos: o núcleo Básico (todas as áreas serão contempladas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Humanidades), o núcleo Técnico (unidades curriculares específicas da formação técnica em Informática e Meio Ambiente) e o núcleo Integrador (oferta interdisciplinar de conteúdos variados a escolha dos estudantes)”, explica a diretora de Ensino do Campus Diamantina, Dayse Lúcide.

A servidora ainda explica que no Núcleo Integrador, os estudantes poderão escolher dentre 69 unidades curriculares que desejarem cursar ao longo dos três anos do Ensino Médio. “Para ajudar em suas escolhas, o IFNMG-Campus Diamantina destinará um servidor que será o mediador/tutor, bem como construirá um portfólio registrando todo o seu percurso formativo. Estas escolhas serão feitas de acordo com os interesses do estudante, respeitando um quantitativo de carga horária e o cardápio de unidades curriculares ofertadas. Desse modo, o estudante será o construtor de seu percurso formativo e terá com uma formação de ensino médio e técnico de qualidade. Desse modo, o estudante terá ampliada a sua capacidade de reflexão, competência técnica e suas habilidades para lidar com os desafios do mundo do trabalho e da vida. Venham estudar conosco!”, defende Dayse.

Inscrição no Processo Seletivo e no Vestibular

As inscrições para os novos cursos começam nessa quarta-feira, dia 20, e vão até o dia 25 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para os cursos técnicos e R$ 35,00 para os superiores. O pedido para ficar isento do pagamento destes valores pode ser feito até o dia 1º de outubro também no portal do Instituto. As provas serão realizadas nas cidades que abrigam os campi com oferta de cursos e em mais nove municípios da área de abrangência do IFNMG nos dias 26 de novembro para os cursos superiores e 03 de dezembro para os cursos técnicos.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Acesse os editais:

Clique aqui para acessar os Editais do 1º Processo Seletivo 2018 – Cursos Técnicos Integrados e Cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes

Clique aqui para acessar o Edital do 1º Vestibular 2018 - Cursos superiores

Resumo dos novos cursos com editais publicados para ingresso no 1º semestre de 2018

IFNMG-Campus Januária

- Pós Médio em Saúde do Idoso

- Bacharelado em Sistemas de Informação

IFNMG-Campus Diamantina

- Técnico em Biotecnologia (Concomitante/ Subsequente)

- Técnico Integrado em Informática

- Técnico Integrado em Meio Ambiente