Portal IFNMG - I Seminário do PIBID promove espaço para reflexão sobre a formação de professores Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 09h16 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 07h53

fotocapapibid

Encerrou-se na última sexta-feira dia 17/11, o I Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O evento foi realizado no anfiteatro do IFNMG- Campus Januária em dois dias consecutivos (16 e 17/11) e contou com a presença dos Pibidianos dos Campi de Januária e Salinas, acadêmicos e docentes das licenciaturas do IFNMG, professores e alunos da rede pública e demais interessados em refletir e aprimorar seus conhecimentos sobre a formação de professores e a educação básica.

Conforme a programação, o evento contou com Palestras; Mostra de experimentos e recursos didáticos do PIBID; Momento entre docentes das licenciaturas: Reflexões sobre a formação de professores: Projeto e prática pedagógica; Mesa redonda sobre currículo e metodologias inovadoras para a Educação Básica, além de sessão de relatos e trocas de experiências.

mostrapibi

Para a professora de Didática, Joelma Mendes, coordenadora de Gestão do PIBID, o evento foi um momento ímpar para as licenciaturas do Campus Januária devido a importância das atividades apresentadas, bem como o envolvimento dos acadêmicos, além de promover troca de experiência e interação entre os campi envolvidos. “Atividades desta natureza ajudam a fortalecer ainda mais o PIBID, potencializando a sua importância para as licenciaturas e para a educação de um modo geral”, concluiu a professora.

Para o professor Valdomiro Rodrigues, coordenador do curso de Matemática da Instituição, o PIBID está presente no curso de Matemática com fatores bastante positivos, tendo em vista que a maioria dos Pibidianos chega com êxito no final do curso. “O Pibid é algo que está presente não só na formação do professor, mas também na vida cotidiana dos nossos alunos, pois participam com muita satisfação do projeto”, concluiu o professor.

Bianca Menezes, Acadêmica do 8º período do curso de licenciatura em Matemática do Campus Januária, participante do PIBID desde o ano 2015, atuante na Escola Estadual Onésimo Bastos, com turmas do 9º ano, reconhece grandes oportunidades do PIBID em sua vida, o qual reforçou a sua vocação pela profissão da docência, sem contar que  a ajuda financeira do programa possibilitou se manter no curso e dedicar ainda mais às atividades exigidas. “Através do Pibid eu tive acesso à sala de aula muito antes do previsto, tendo também acesso à aplicação de atividades inovadoras aos alunos, além da comprovação do quanto isto impacta diretamente na aprendizagem”, concluiu a acadêmica.

pibidiza

O evento foi coordenado pela professora Iza Manuella, coordenadora Institucional do PIBID no âmbito do IFNMG, sendo de grande relevância não só para a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade externa, tendo em vista as temáticas abordadas, as quais foram voltadas para a discussão da escola enquanto espaço sociocultural, incluindo o projeto pedagógico dos cursos de formação, a prática pedagógica, além do  currículo e metodologias inovadoras para a Educação Básica.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no IFNMG (PIBID/IFNMG) é promovido com o apoio da Fundação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), visando fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Públicas de Educação Superior e incentivar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura plena, para atuar na Educação Básica pública, contribuindo assim para a elevação da qualidade do ensino nas escolas públicas. As licenciaturas contempladas pelo projeto no IFNMG são: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

Confira a reportagem

Confira mais fotos aqui