Portal IFNMG - I Seminário de Educação Ambiental promove reflexão sobre Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

I Seminário de Educação Ambiental promove reflexão sobre Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 16h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 10h26

Iseminariomeioambiente2

A Educação Ambiental é  um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Foi a partir desta perspectiva, que o 1º Seminário de Educação Ambiental: discutindo e integrando ideias do  IFNMG-Campus Januária, foi criado. Devido ao empenho e dedicação dos alunos do  8º período do curso de Ciências Biológicas, um trabalho teórico-prático proposto na disciplina de Educação Ambiental, ministrada pela Professora  Martielly Santana, saiu da sala de aula e envolveu toda a comunidade acadêmica em um dia de discussões e reflexões sobre o Meio Ambiente.

O evento foi realizado no dia 04/12/2017 e contou com profissionais e autoridades do Município de Januária que palestraram sobre a importância de preservar o Meio Ambiente e gerar formas de desenvolvimento sustentável. Além disso, a integração do conhecimento e pessoas através da prática, ocorreu em oficinas ministradas pelos discentes do Ensino Superior para os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente e demais participantes do evento. Estas oficinas foram voltadas a práticas sustentáveis, com foco em problemas relacionados ao cerrado, recursos hídricos, reciclagem por meio da arte. Para esta última, contamos com a presença da professora-artesã Nilva Bernardino (Pingo) que ensinou aos participantes, como utlizar  sementes do cerrado para confecções de acessórios femininos, como brincos e colares, como forma de  valorizar o potencial do nosso cerrado.

DSC 0164

Para Mário Lúcio dos Santos, Chefe Regional do Instituto de Floresta (IEF), a mensagem mais importante deixada, foi que a proteção do Meio Ambiental não é uma tarefa só do estado, mas uma tarefa de toda a sociedade. A título de exemplo, Mário citou uma ação feita as margens do rio São Francisco em Januária, onde  em 2 horas foram retiradas 5 toneladas de lixo.

Para Simone e Rodrigo, acadêmico do 8º Período do curso de Ciências Biológicas, organizar e participar, ativamente, do Seminário os ajudaram a desenvolver uma consciência ambiental crítica, ao ampliar, aperfeiçoar e integrar os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas ao longo do curso de Biologia”

Geovana Loren, aluna do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, diz que o evento é de suma importância para a sua formação como estudante, pois mostrou que pequenas ações podem contribuir para mudanças no sistema ambiental, além de favorecer a maior capacitação para a atuação profissional e para o convívio em sociedade.

IMG 20171206 WA0002