Portal IFNMG - Aluna do Campus Montes Claros apresenta trabalho no Encontro de Saberes realizado pela UFOP Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aluna do Campus Montes Claros apresenta trabalho no Encontro de Saberes realizado pela UFOP

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 19h55 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2013, 15h01

ufop3

A aluna do curso de Ciência da Computação, Keline Morais Balieiro, apresentou, no dia 07 de novembro, o resumo Inclusão Digital de Mulheres, no Encontro de Saberes realizado pela Universidade Federal Ouro Preto (UFOP). Esse evento visa integrar ensino, pesquisa e extensão, com objetivo de ampliar e aprofundar o diálogo entre a Universidade e a comunidade. O evento engloba o Seminário de Iniciação Científica (SEIC), o Seminário de Extensão (SEXT) e a Mostra Pró-Ativa (Pró-Ativa).

O trabalho apresentado é fruto do projeto de extensão Inclusão Digital das Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros, que propicia a um grupo de mulheres conhecer as ferramentas do computador e da Internet, permitindo que elas não sejam excluídas do mundo digital, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e promover o desenvolvimento da autonomia e da autoestima. 

As atividades do projeto são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, composta pelas discentes Bárbara de Oliveira Aguiar e Keline Morais Balieiro e pela Professora Luciana Balieiro Cosme, do curso de Ciência da Computação, pela assistente social, Alana Mendes da Silva, pela psicóloga, Amanda Chaves Moreira Cangussu e pela especialista em gênero, Luana Balieiro Cosme. A proposta do curso é, além de desenvolver habilidades em Informática Básica, proporcionar às mulheres participantes conhecimentos sobre leis, mercado de trabalho e saúde. Dessa forma, espera-se contribuir para o empoderamento das mulheres participantes, visando a sua inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições formativas com os homens.

Segundo a coordenadora do projeto, Professora Luciana Balieiro, o apoio da Direção do Campus e da Coordenação de Extensão foram essenciais para viabilizar tanto a realização do projeto quanto a apresentação do trabalho. Para a discente Keline Morais Balieiro, o evento permitiu interagir com outros bolsistas e professores, que incentivaram a continuidade do projeto. Foi também uma oportunidade para conhecer outros trabalhos, que poderão favorecer o surgimento de ideias para futuros projetos de pesquisa e extensão.

Fim do conteúdo da página