Portal IFNMG - Inauguração de obras e comemoração dos 7 anos do Campus Montes Claros marcadas por emoção e reconhecimento Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Inauguração de obras e comemoração dos 7 anos do Campus Montes Claros marcadas por emoção e reconhecimento

Publicado: Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 13h58 | Última atualização em Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 16h56
Solenidade contou com presença de secretária da SETEC e diversas autoridades do IFNMG e de instituições públicas e privadas de Montes Claros e do Estado
Solenidade contou com presença de secretária da SETEC e diversas autoridades do IFNMG e de instituições públicas e privadas de Montes Claros e do Estado

O dia 8 de dezembro de 2017 ficará marcado na história do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Montes Claros não somente por terem sido inauguradas quatro importantes obras tão aguardadas pela comunidade, mas sobretudo pela oportunidade de reunir em um mesmo momento, estudantes, ex-estudantes, servidores, colaboradores, dirigentes e parceiros do IFNMG para celebrar e reconhecer a consolidação do Campus em seus primeiros sete anos de existência.

Com a presença da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Eline Neves Braga Nascimento, do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, do diretor-geral do Campus Montes Claros, Renato Afonso Cota Silva, do subsecretário de ensino superior do Estado de Minas Gerais, Márcio Rosa Portes, de diretores e pró-reitores do IFNMG e de representantes de instituições públicas, privadas e de mandatos parlamentares, a solenidade contou com apresentações culturais, depoimentos de dirigentes e de representantes de servidores e alunos, homenagem ao Campus e aos que contribuíram com a unidade e descerramento das quatro placas de inauguração.  

DSC 1472 2 “Esse é um momento de reconhecer o que esta instituição tem representado na vida de nós alunos. Ter acesso a uma educação de qualidade nos proporciona libertar das nossas amarras, dos nossos conceitos prontos e acabados, dos nossos paradigmas. E tudo isso só se tornou possível porque temos o privilégio de estudar em uma instituição federal, pública e de qualidade. Uma instituição que nos dá recursos, nos dá impulso, nos dá coragem e nos capacita com um mundo de oportunidades”, disse em seu tocante depoimento a estudante Anne Beatriz Mendes Ruas, do terceiro ano do curso técnico integrado em química do Campus Montes Claros.

DSC 1594 2Representando o ministro da educação, José Mendonça Bezerra Filho, a secretária Eline Neves revelou a satisfação de estar presente na solenidade e destacou a importância da entrega dessas importantes instalações à comunidade. “Essas obras irão ajudar no desenvolvimento da missão institucional, no melhor atendimento ao aluno, permitindo a abertura de novos cursos, potencializando o acesso à educação profissional e tecnológica e refletindo na melhoria da qualidade do Campus Montes Claros”, disse a Secretária, que também destacou que há um volume de trabalho e de necessidades que ainda existem e que devem ser enfrentados com muito trabalho e articulação. “O trabalho não para aqui. Faz parte do nosso papel tentar atender as demandas e solucionar da melhor forma possível”.

Muito foi feito e há muito o que fazer

DSC 1532 2O reitor do IFNMG e primeiro diretor-geral do Campus Montes Claros, professor José Ricardo Martins da Silva, parabenizou todos os envolvidos na consolidação do Campus e instigou os presentes a refletirem sobre o papel de cada um na luta pela resolução de problemas centenários de um país tão desigual como o Brasil. “Temos que acreditar no nosso poder de alcançar os resultados positivos, temos que ter esperança em nós, na nossa instituição, nos nossos parceiros”, disse o reitor, que ressaltou que para o IFNMG fortalecer esse papel de transformação da sociedade é preciso que quem tem o poder de decisão tenha sensibilidade com as demandas da instituição, que é responsável por levar educação técnica, científica e profissional a quase metade do estado de Minas Gerais.

DSC 1495 2O diretor-geral do Campus Montes Claros, Renato Afonso Cota Silva, destacou a nobre missão que é a razão de ser do Instituto: transformar a sociedade. “Na semana passada, em uma certificação de 25 mulheres do bairro que concluíam um curso de informática, o pai de uma delas, que havia sido pedreiro na construção do Campus, agradeceu por essa oportunidade que a filha nunca havia tido. Isso não tem preço. E é esse o nosso papel, e que nos motiva a levantar a cada dia”, relatou o diretor, que aproveitou o momento para destacar que para continuar a contar essas e muitas outras histórias de transformação de vidas, o Campus tem muitos desafios, que passam sobretudo pela ampliação do quantitativo de servidores e investimentos para novas obras fundamentais para a unidade como biblioteca, refeitório, prédio de assistência estudantil e ginásio poliesportivo. “Precisamos de muito mais para conseguir atender essa cidade de mais de 400 mil habitantes em uma microrregião que chega a 650 mil habitantes”, concluiu.

História de superação

Dia 6 de dezembro de 2010. Essa é a data da publicação da Portaria que autorizou o funcionamento do IFNMG – Campus Montes Claros, que inicialmente funcionou na Fundação Irmã Dulce, no bairro Cidade Nova, e na Escola Municipal Ruy Lage, no bairro Planalto.

Os primeiros processos seletivo, ainda em 2010, ofertaram vagas para os cursos técnicos presenciais em segurança do trabalho, em eletrotécnica e em informática. De lá para cá esses cursos se reforçaram e se mantiveram, e foram somados a eles o curso técnico em química e os cursos superiores em engenharia química e em ciência da computação, além dos diversos cursos de formação inicial e continuada, de capacitação e na modalidade a distância.

A construção da sede própria, que começou sob a responsabilidade do Cefet-MG e posteriormente passou ao IFNMG, foi concluída em 2011.

Toda essa história, inclusive com a lembrança dos nomes dos servidores presentes em cada etapa, foi contada de modo emocionado pelo professor Nelson Licínio Campos de Oliveira, que foi diretor-geral do Campus Montes Claros de 2012 a 2016.

DSC 1393 2“Essas ações e essas pessoas marcam o início da história de uma casa de ensino que em tão pouco tempo já recebe o reconhecimento de Montes Claros e região como uma instituição ofertante de uma educação técnica e tecnológica de excelência. Sinto orgulhoso de ter sido parte integrante dessa história e agradeço de modo especial a todos que ajudaram a construí-la. A todos vocês, pela competência, determinação, companheirismo, espírito público e por acreditar na transformação das pessoas por intermédio da educação, nosso muito obrigado. Seus dinâmicos e competentes trabalhos foram de imensa relevância para a concretização desse Instituto”, disse o professor Nelson.

As obras

DSC 1629 2 copiarAs novas instalações são resultado de investimento do Ministério da Educação na ordem de R$ 11 milhões, totalizando uma área total de 4.779,79 m² de construção que permitirão ampliar e qualificar a atuação do Campus Montes Claros em sua área de abrangência, permitindo o ingresso de mais 1.500 alunos e implantação de vários cursos técnicos, graduações e pós-graduações.

Após as falas de abertura, os presentes visitaram todas as novas instalações, cujas placas de inauguração foram descerradas pela secretária Eline acompanhada do reitor, do diretor-geral do Campus e de outras autoridades e servidores.

DSC 1772 2Ao final da solenidade, o reitor, os pró-reitores e os diretores dos campi do IFNMG se reuniram com a secretária Eline em uma sala do novo prédio de Ensino para apresentar algumas demandas, como mudanças de tipologias de campi, ampliação de quadro de servidores e liberação de recursos para obras. A secretária respondeu a cada uma das perguntas e solicitações e prometeu dar alguns encaminhamentos, avaliar outros e sempre olhar com carinho para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

 

 

 

Confira algumas fotos da solenidade. Veja outras na página do IFNMG no Facebook.

DSC 1419 2

DSC 1454 2

DSC 1620 2

Fim do conteúdo da página