Portal IFNMG - Projeto IFMUNDO promoveu simulação da ONU no IFNMG - Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto IFMUNDO promoveu simulação da ONU no IFNMG - Campus Montes Claros

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 10h15 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 09h20

DSC4218 2Pela segunda vez, o IFNMG-Campus Montes Claros realizou o IFMUNDO, projeto de ensino que consiste em simular, em menor escala, comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante os dias 13 e 14 de setembro, discentes de todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Montes Claros e 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, a tradicional Escola Normal, vivenciaram práticas parlamentares de debate de ideias em ambiente público sobre temas de interesse mundial.

A cerimônia de abertura contou com a participação de: Victor Hugo Endlich Fernandes, Diretor de Ensino do Campus Montes Claros; Mário Sérgio Costa da Silveira, presidente da comissão organizadora do IFMUNDO e Diretor de Extensão do Campus Montes Claros; Franciellen Moraes, professora e representante da Escola Normal; e dos presidentes dos comitês temáticos, os alunos Luiz Pedro Carvalho Rassilan, Maria Eduarda Leite Maciel, Paula Juliana Pereira Cordeiro e Samuel Ferreira Mendes. Representando embaixadas de 22 países, os alunos do IFNMG e da Escola Normal fizeram a abertura desse evento que contou, também, com apresentação cultural feita pelo Grupo Fitas, coordenado por Maria Fernanda do Carmo Oliveira Paulino Sifett, do Colégio Marista São José.

DSC4321

Como a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) comemora, ao longo do ano de 2019, o Ano Internacional das Línguas Indígenas, o Professor Heiberle Hirsgberg Horácio, da Unimontes, foi convidado para contribuir com a conscientização acerca dessa temática no Brasil. A tarde do dia 13 prosseguiu em clima de confraternização, propiciado por um lanche coletivo, e de troca de conhecimento. Além dos debates em torno dos quatro comitês temáticos, que contou com a participação de um delegado representando e defendendo seu respectivo país, a visitação às embaixadas organizadas pelos alunos propiciou aos participantes conhecer melhor a cultura e a história dos 22 países representados no IFMUNDO.

ANTES DO IFMUNDO

O sucesso durante a culminância desse projeto, nos dias 13 e 14 de setembro, é resultado de um trabalho complexo desenvolvido pelos alunos e por uma equipe de professores durante alguns meses. Os grupos de 10 alunos, que formaram as embaixadas de cada país, foram orientados por "professores padrinhos". Os mediadores – alunos que conduzem os debates como membros da ONU – e delegados – alunos que representam diplomaticamente as posições de diferentes países em cada comitê – receberam treinamento específico antes do evento. Além das funções de mediadores, delegados e membros de embaixadas envolvidos diretamente nos debates e na representação dos países, durante a Mini-ONU, o evento contou com um comitê de imprensa formado por 10 alunos, sob a coordenação dos professores Júlio Vieira, Edneia Ribeiro e Luciana Patrício. Esse comitê fez o acompanhamento jornalístico de todas as etapas do projeto, produzindo conteúdos para alimentar as redes sociais e o site. O trabalho desenvolvido pelo Comitê de Imprensa pode ser conferido em:

Imprensa - IF Mundo (@ifmundo) • Instagram photos and videos

Além da preparação voltada mais ao âmbito intelectual, merece destaque o empenho de servidores, terceirizados e professores do IFNMG-Campus Montes Claros para conseguir executar, mesmo em tempos de restrições orçamentárias, um evento desse porte. As professoras Valesca Rodrigues e Bárbara Caroline de Oliveira, que colaboraram desde a fase de redação do projeto, destacam o desafio de integrar a comissão organizadora e, também, o contentamento em ver o resultado do trabalho em equipe. De acordo com a professora Valesca Rodrigues, “O IFMUNDO é sobretudo a possibilidade para que todos os envolvidos conheçam outras realidades e desenvolvam a empatia. Os diálogos e negociações advindas dos debates, bem como as apresentações culturais e a explanação das embaixadas trazem ao contexto escolar a vivência de mundo e o despertar da cidadania.”

Assim, com práticas integradoras que aproximem seus discentes da realidade, o IFNMG-Campus Montes Claros segue com o propósito de formar cidadãos conscientes do seu papel social no mundo.