Portal IFNMG - Semana de Ciência e Tecnologia movimentou Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Semana de Ciência e Tecnologia movimentou Campus Pirapora

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 18h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 10h16

Durante os dias 21, 22 e 23 deste mês aconteceu a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é já é realizada anualmente desde 2004 e tem como objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. Ela surgiu mediante a necessidade de associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

No Campus Pirapora, as contribuições ocorreram através de discussões sobre “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, com um ciclo de palestras, debates e seminários. As palestras, muito bem executadas, tiveram como temas: “Responsabilidade socioambiental na gestão pública”, com o biólogo Patrick Cláudio Nascimento Valim, do Saae/Pirapora; "Mercado de trabalho e empregabilidade", com Alexander Fontana, presidente da Aciape/Pirapora; "Ciência básica e simulação computacional", ministrada pelo professor Eduardo Célio Boaventura (IFNMG/Pirapora); "O impacto do aquecimento global no potencial eólico do Nordeste brasileiro", com o professor Bruno Lopes (IFNMG/Pirapora), e a palestra com o tema "Inovação tecnológica", ministrada pelo professor Felipe César de Castro Antunes (IFNMG/Pirapora).

Além de promover atividades de divulgação científica, houve, ainda, um videodebate, ocasião em que alunos e professores tiveram a oportunidade de discutir temáticas imprescindíveis para a vida no planeta, tais como as estratégias e as maneiras de se utilizar, de forma sustentável, os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade. Foi um evento muito relevante, uma vez que representou um eixo de integração na formação dos alunos dos cursos técnicos da instituição, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento regional com sustentabilidade.