Portal IFNMG - Alunos do Campus Pirapora recebem vacinas contra HPV Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Pirapora recebem vacinas contra HPV

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 10h11 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2017, 10h11

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, os alunos do IFNMG - Campus Pirapora, receberam a vacina contra o HPV. 

A população-alvo para a vacinação é adolescentes do sexo feminino (9 a 14 anos), sendo acrescentado recentemente o sexo masculino (11 a 14 anos), segundo determinação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização.

Contudo, a Nota Informativa n.º 62-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, publicada em 17/08/2017, estabelece estratégia de ampliação TEMPORÁRIA da faixa etária para receber vacinas contra HPV, até esgotar estoque atual do município. Nesse sentido, um dos objetivos é oportunizar a outras faixas etárias usufruir dos benefícios proporcionados pela referida vacina.

Dessa forma, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, através da Unidade de Atenção Primária à Saude do Bairro Santos Dumont, foi possível realizar a vacinação dos adolescentes e jovens (até 26 anos) que estudam no IFNMG - Campus Pirapora.

equipe de apoio

Equipe da Unidade de Atenção Primária à Saúde do Bairro Santos Dumont

Segundo a médica do Campus Pirapora, Dra. Fernanda Morais, "ainda são enfrentadas dificuldades quanto a aderência à vacinação, sendo comum a falta de informação sobre a importância da mesma, além da resistência em procurar uma unidade de saúde". Ressalta-se que o objetivo da ação é tentar alcançar os adolescentes que não tiveram oportunidade ou conhecimento para procurar a Unidade de Saúde que os assiste.

Fernanda médica

A Técnica em Enfermagem Ângela Santos com a médica do Campus Pirapora, Dra. Fernanda Morais

No caso dos alunos menores de idade do Campus Pirapora, foi providenciada uma autorização especial com a assinatura  dos pais ou responsáveis, consentindo o recebimento da vacina. 

Para a médica e responsável pela vacinação na instituição, o evento foi muito positivo, pois além da prevenção através da vacina, os alunos receberam informações sobre a importância do uso de preservativos, visando evitar doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST's.

aplicacao de vacina aluno

Aluno do Campus Pirapora recebendo a vacina contra HPV

Fim do conteúdo da página