Portal IFNMG - IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2015, 14h58 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2015, 14h59

noticia3

Questionário online poderá ser acessado a partir de quarta-feira (4/3). Resultado será apresentado na audiência pública dia 12

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) disponibiliza questionário online em seu portal institucional a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de março, para recolher sugestões da comunidade de Porteirinha (MG) e região sobre quais cursos gratuitos do ensino tecnológico devem ser oferecidos no recém-criado Câmpus Avançado Porteirinha, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês de fevereiro. O resultado das sugestões será divulgado na audiência pública no dia 12 de março, quinta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Prefeito Anísio Santos, na Praça Anfrísio Coelho, sem número, no Centro de Porteirinha (MG).

Na audiência pública do novo câmpus avançado no norte mineiro, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e o diretor do Câmpus Avançado Porteirinha, professor Tarso Guilherme Macedo Pires, apresentarão à população e às autoridades da região o projeto do novo Câmpus e as áreas de atuação do Instituto Federal, além de ouvir a opinião da sociedade.

Para o reitor do IFNMG, a décima primeira unidade da instituição reforça ainda mais o compromisso com a expansão da oferta de educação pública de qualidade na metade norte de Minas Gerais. “Em pouco mais de cinco anos de existência, a missão de levar ensino tecnológico para o Norte, Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri nos impulsiona a continuar crescendo. Precisamos suprir as carências em educação dessa grande região do nosso estado”, frisa.

Doação
A implantação do Câmpus Avançado Porteirinha se tornou possível com a doação, por parte do município, de infraestrutura física edificada e adequada, com área de 21 mil m², para o funcionamento da unidade, em atendimento à Portaria Ministerial nº 1.291/2013. No local funcionava o antigo Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) que já conta, por exemplo, com quadra poliesportiva coberta e com atividades de ensino do IFNMG por meio da oferta de cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil).

Segundo o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, o investimento com a doação representa a maior conquista desde que o município foi emancipado. “Será o início de uma grande mudança em nossa cidade e o Instituto Federal será responsável por isso”, assevera. Para o diretor do novo câmpus avançado, Tarso Guilherme Macedo Pires, “o Instituto chega para reforçar a possibilidade de fortalecer o desenvolvimento de Porteirinha e região e será irmão do Câmpus Avançado Janaúba”.

Aprovação e Autorização
Desde 2008, o município de Porteirinha pleiteava câmpus junto à Reitoria do IFNMG. A atual gestão retomou e reformulou o projeto de implantação da nova unidade federal e enviou para o Instituto. Em 2013, o IFNMG protocolou no MEC 12 projetos de implantação de câmpus avançados em municípios de sua área de abrangência elaborados em parceria com 12 municípios. O primeiro a ser aprovado foi o Câmpus Avançado Janaúba, que passou a oferecer cursos técnicos presenciais a partir deste primeiro semestre de 2015. A segunda vitória é com o Câmpus Avançado Porteirinha que após escolha de cursos técnicos a serem ofertados e realização de audiência pública no dia 12  receberá vistoria do MEC entre os dias 16 e 20 de março para autorização de funcionamento.

Mobilização
Foi no final do ano de 2013 que teve início o processo que culmina, agora, com o Câmpus Avançado de Porteirinha. Com o tema “Eu apoio o IFNMG em Porteirinha!”, o município iniciou  ampla mobilização técnica, política e popular. Houve a articulação da sociedade civil organizada, do prefeito, deputados e vereadores.

O local disponibilizado pelo município foi visitado em 2014 pelos pró-reitores de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, e Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro. O grupo verificou que a infraestrutura atende perfeitamente as exigências e necessidades do Instituto Federal, e destacaram como ponto positivo a localização do imóvel, de fácil acesso.

Porteirinha acelerou o processo de implantação do Câmpus Avançado ao implantar o Centro de Referência do IFNMG. Pela Rede e-Tec Brasil, o município já conta com seis cursos técnicos na modalidade a distância, alcançando atualmente a marca de mais de 1200 alunos. Com o Pronatec, são ofertados 12 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com cerca de 600 alunos.

O reitor José Ricardo Martins da Silva afirma que, graças a toda essa mobilização regional houve sensibilização do MEC e agora será possível atender plenamente o Território da Cidadania Serra Geral, em ações articuladas e integradas do Câmpus Avançado de Porteirinha com o Câmpus Avançado de Janaúba, em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Câmpus avançado
Os câmpus avançados dispõem de uma estrutura mais enxuta em relação aos atuais câmpus dos institutos e são concebidos pelo MEC como unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação profissional continuada e de Educação a Distância (EaD), devendo atender, prioritariamente, as ações que integram o Pronatec.

Criado em 02/03/2015

Fim do conteúdo da página