Portal IFNMG - Venha fazer gratuitamente o curso técnico em eletroeletrônica no Campus Porteirinha; área está em grande expansão na região e em todo país Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 11h25 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2017, 11h36

Estão abertas até esta quinta-feira, dia 25, as inscrições para o processo seletivo para o curso técnico gratuito em eletroeletrônica no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Avançado Porteirinha. A inscrição custa R$ 15,00 e deve ser realizada clicando aqui.

São disponibilizadas 80 vagas para o curso, sendo 40 para o turno da tarde e 40 para o turno noturno. As aulas, que são presenciais no Campus Porteirinha, localizado no antigo CAIC (Rua José Silveira Lopes, 429 – Vila Serranópolis), já começam em agosto deste ano e têm a duração de 2 anos.

Saiba mais sobre o curso

No curso de eletroeletrônica, os alunos estudam desde o funcionamento básico de circuitos elétricos, até o projeto, execução e manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos, instalações residenciais e industriais, sistemas de automação e controle e também conteúdos que envolvem a geração e distribuição de energia elétrica.

Os alunos que se formam neste curso podem trabalho em projeto, execução e manutenção de sistemas elétricos e de automação, concessionárias de energia elétrica, usinas de geração de energia elétrica, indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos elétricos, entre outras.

Segundo a professora Lívia de Fátima Mendes, os profissionais que se formam neste curso estarão preparados para um amplo e crescente mercado de trabalho. “A área de eletroeletrônica está em constante ascensão devido ao crescente desenvolvimento tecnológico e tem grande potencial de empregabilidade na região de Porteirinha. A região integra a Área Mineira da Sudene que possui um elevado índice de radiação solar, e portanto há grandes incentivos para a implantação de usinas fotovoltaicas”, ressalta a professora.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), “a expectativa é que nos próximos cinco anos sejam investidos recursos privados da ordem de R$ 18 bilhões em produção de energia fotovoltaica nessa região do Estado”, o que aumentará significativamente a demanda por profissionais qualificados.

Se estiver com dificuldades em fazer as inscrições, clique aqui para ver um vídeo com o passo a passo.

Outros cursos

Além do Campus Avançado Porteirinha, outros 8 campi do IFNMG estão com vagas abertas neste processo seletivo para cursos técnicos gratuitos. Confira abaixo a lista completa:

- Campus Almenara: Técnico em Administração (40 vagas)
- Campus Araçuaí: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas) e Técnico em Comércio (40 vagas)
- Campus Diamantina: Técnico em Teatro (32 vagas)
- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Administração (40 vagas)
- Campus Januária: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (35 vagas), Técnico em Enfermagem (35 vagas) e Técnico em Edificações (50 vagas)
- Campus Montes Claros: Técnico em Eletrotécnica (40 vagas) e Técnico em Segurança do Trabalho (40 vagas)
- Campus Pirapora: Técnico em Edificações (40 vagas), Técnico em Informática (40 vagas) e Técnico Segurança do Trabalho (40 vagas)
- Campus Avançado Porteirinha: Técnico em Eletroeletrônica Vespertino (40 vagas) e Técnico em Eletroeletrônica Noturno (40 vagas)
- Campus Teófilo Otoni: Técnico em Meio Ambiente (40 vagas) e Técnico em Administração (40 vagas)