Portal IFNMG - Ações do “Setembro Amarelo” no IFNMG - Campus Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias 2019

Ações do “Setembro Amarelo” no IFNMG - Campus Porteirinha

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h32 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h32

Dez de setembro é lembrado o Dia Mundial para a Prevenção ao Suicídio, assim sendo, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Avançado Porteirinha, durante este mês, realizou algumas ações e chamou a atenção de toda a comunidade para refletir sobre o “Setembro Amarelo”.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, este problema é a segunda causa mais comum de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade, atrás apenas dos acidentes de trânsito.

Diante dessa realidade, o Campus Avançado Porteirinha estabeleceu algumas estratégias instituindo medidas preventivas e orientações claras para auxiliar a comunidade escolar a lidar com o tema, que costuma ser encoberto por uma nuvem de preconceitos e incompreensão.

Já no início do mês foram colocados na fachada do Campus um laço amarelo e um quadro com o lema “Falar é a melhor solução”. Aos alunos e servidores foram distribuídos laços amarelos para serem afixados nas camisas.

Para propiciar um momento reflexivo e formativo, no dia 10 de setembro de 2019 foram realizadas duas palestras, para alunos e servidores, nos turnos vespertino e noturno, com o psicólogo Cleytom Araújo Mendes, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura de Porteirinha/MG, tendo como tema “A Depressão e estratégias de prevenção ao suicídio”.

Além destas ações, o Campus Porteirinha realiza acompanhamento de seus discentes através de parcerias com a Prefeitura Municipal de Porteirinha e profissionais da Psicologia.