Portal IFNMG - Candidatos podem solicitar atendimento diferenciado para fazer as provas do Processo Seletivo e Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Notícias 2019

Candidatos podem solicitar atendimento diferenciado para fazer as provas do Processo Seletivo e Vestibular

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 09h05 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 09h25

capa site inscricoes abertasQuem pretende participar do Processo Seletivo (para cursos técnicos) e do Vestibular (para cursos superiores) do IFNMG tem o direito de solicitar tratamento especializado ou específico para fazer as provas. O atendimento especializado será oferecido a pessoas com deficiência. Já o atendimento específico será concedido a gestantes, mulheres que estiverem amamentando e idosos de 60 anos ou mais.

Para solicitar o atendimento diferenciado, o candidato deve indicar essa necessidade no momento da inscrição no Processo Seletivo ou no Vestibular, que, em ambos os casos, segue aberta até o dia 31/10/19. No formulário de inscrição, na internet, o candidato encontrará campos específicos para essa finalidade e deverá marcar se é deficiente, selecionar o tipo de atendimento especializado de que necessita e/ou de necessidade específica que apresenta.

Depois de realizar a inscrição na internet, o candidato deverá imprimir e preencher o "Requerimento de atendimento especializado e/ou específico", em que poderá detalhar o tipo de tratamento diferenciado de que necessita para fazer a prova. Esse requerimento, que consta como anexo dos editais do Processo Seletivo e do Vestibular (confira links abaixo), deverá ser protocolado no campus do IFNMG para o qual o candidato está concorrendo até 31/10/19, nos dias e horários informados nos editais. No caso de candidato com deficiência, também é necessário levar ao campus para protocolar o parecer emitido por especialista da área da deficiência, expedido até 12 meses antes do término da inscrição.

Os candidatos deficientes poderão solicitar tempo adicional, de até 60 minutos, para realizar a prova. Aqueles que tiverem deficiência visual e necessitarem do uso de reglete, punção, guia de assinatura e sorobã deverão levar esses materiais no dia da prova. Já a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova poderá solicitar atendimento específico e deverá, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança, só podendo ausentar-se do prédio ao término da prova. O atendimento especializado e/ou específico não inclui atendimento domiciliar.

Para mais saber mais detalhes sobre quem pode solicitar o atendimento diferenciado, a legislação que ampara cada caso e os procedimentos para solicitá-lo, é necessário consultar o edital referente a cada processo de seleção.

No dia 12/11/19, o IFNMG vai publicar o resultado dos pedidos de tratamento especializado e/ou específico feitos pelos candidatos inscritos no Vestibular e no Processo Seletivo.

 

Vestibular
- Edital, link para inscrição e demais documentos do Vestibular
- Requerimento de atendimento especializado e/ou específico para Vestibular – Cursos superiores - Anexo VI do Edital nº 136/2019


Processo Seletivo
- Editais, links para inscrição e demais documentos do Processo Seletivo
- Requerimento de atendimento especializado e/ou específico para Processo Seletivo – Cursos técnicos na modalidade concomitante/subsequente – Anexo VI do Edital nº 137/2019
- Requerimento de atendimento especializado e/ou específico para Processo Seletivo – Cursos técnicos na modalidade integrado – Anexo VI do Edital nº 138/2019

Fim do conteúdo da página