Portal IFNMG - Campus Avançado Porteirinha comemora sucesso do II Seminário de Educação Inclusiva Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias 2019

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 20h43 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h39

Capa Seminário

O IFNMG – Campus Avançado Porteirinha comemora o sucesso da segunda edição do Seminário de Educação Inclusiva: desafios e conquistas. O evento, que foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, teve como objetivo o fomento das discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência, nas várias esferas do ambiente educacional, de modo a ressaltar atitudes transformadoras e buscar práticas educativas e pedagógicas que contribuam com o cotidiano do profissional da educação, bem como com a sua formação.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite do dia 29, no ginásio poliesportivo do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha, e contou com a presença, na mesa de honra, dos representantes do Campus Avançado Porteirinha, o Diretor Geral, o Professor Pedro Paulo Pereira Brito e do Diretor de Ensino, o professor Wilney Fernando Silva; da representante da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Reitoria, Aline Silvânia Ferreira dos Santos; do Representante da Câmara Municipal de Porteirinha, o vereador Agenor Mendes Sobrinho; do Prefeito de Espinosa, Milton Barbosa Lima; do Deputado Federal Padre João, além dos representantes da Prefeitura de Porteirinha, a Secretária Municipal de Educação, Maria Stela Martins Gomes e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Valdir Alves Silva. Também participaram da mesa, a Diretora da Apae de Porteirinha, Camila Soares Souza, e a gerente da Loja da Rede Norte de Porteirinha, Andreia Rosa Melo Silveira, representando o senhor Luciano Alves da Silva, Sócio-Proprietário da Rede Norte, empresa apoiadora do evento, que gentilmente emprestou os móveis para que pudesse ser montada a Casa Sensorial.

SEmi

Nesse ano, uma das atrações do Seminário foi a "Casa Sensorial", que  é um espaço onde as pessoas podem experimentar a sensação da deficiência visual, sendo auxiliadas por pessoas cegas, que desenvolvem dinâmicas que reproduzem atividades do dia a dia. É um ambiente que simula uma moradia comum, porém totalmente no escuro, que recebe visitantes que, com os olhos vendados, são guiados por cegos, a fim de que essas pessoas vivenciem a privação do sentido da visão e que assim reconheçam que é possível ter uma vida normal nessas condições.

SEminário

Também ocorreram as apresentações culturais dos alunos do IFNMG, que fazem parte do Projeto de Extensão coordenado pela servidora Rozaine Rosa Carvalho, assim como a apresentação em voz e violão do senhor Edmauro, que é cego, além da apresentação de dança de Flávio Vinícios, que é surdo. E para fechar o evento, no seu primeiro dia, houve as palestras “Meus filhos são autistas: desafios e conquistas”, com Keilia Marielle Neri Santos, e  “Percurso exitoso no processo escolar de uma cega”, com Aline Silvânia Ferreira dos Santos.

No segundo dia do evento, 30/11, foram ministradas diversas oficinas, das 8h às 12h, no Campus Avançado Porteirinha. Para conferir mais fotos do evento, clique AQUI.