Portal IFNMG - Campus Avançado Porteirinha promove evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Notícias 2019

Campus Avançado Porteirinha promove evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 21h25 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 21h30

Comemorado em todo território nacional, o Dia da Consciência Negra (20/11) relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil.

Entendendo a importância de falar sobre este assunto, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Avançado Porteirinha promoveu para toda a comunidade escolara mesa-redonda intitulada “Consciência Negra: resistência e empoderamento”, com o objetivo de levar à comunidade escolar o conhecimento da cultura afrobrasileira e a valorização do povo negro como contribuinte de cultura, história, ciência, arte e educação.

Além disso, o momento suscitou discussões acerca dos problemas que atingem a população negra e formas de enfrentamento do racismo. O evento foi aberto pelo diretor do Campus Porteirinha, o professor Pedro Paulo Pereira Brito, que falou sobre sua experiência enquanto jovem pobre e negro, das dificuldades e superações vivenciadas.

 

78623160 2363375037104329 4043915548331868160 o

 

Em seguida, o Diretor de Ensino, professor Wilney Fernando Silva, que mediou os diálogos, apresentou as participantes para a Mesa-redonda: a historiadora Jacqueline de Oliveira, que apresentou a história da Escravidão no Brasil, bem como os povos africanos e promoveu uma discussão acerca dos conceitos de Racismo, Injúria racial e Discriminação, legislações e formas de empoderamento e resistência dos negros; a socióloga Jackeline Daianne Dias Oliveira, que trouxe o conceito (Mito) da Democracia Racial, falando sobre a desigualdade racial, bem como a violência contra a população negra que a coloca em uma situação desfavorável no Brasil; e, para completar a mesa, a vice-presidente da Federação Quilombola do Estado de Minas Gerais, Edna Correia, que é quilombola gorutubana e discutiu sobre algumas manifestações da cultura, da arte, da religiosidade e tradições dos povos remanescentes de quilombos; mostrou como as devoções e tradições dos povos das comunidades negras rurais constituem um eixo identitário fundamental à manutenção de toda uma cultura, fonte de saber e resistência.

 

70714211 2363380300437136 3847892880165175296 o

 

Para o Diretor de Ensino, Wilney Fernando, “momentos como esses são importantes, pois fortalecem o debate, propiciam a compreensão acerca do tema e constroem canais de formação e aprendizado sobre o mecanismo estruturante da sociedade brasileira”.

 

Fim do conteúdo da página