Portal IFNMG - Campus realiza Semana da Consciência Negra com diversas atividades Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus realiza Semana da Consciência Negra com diversas atividades

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2013, 10h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 09h43

Apresentação de peças teatrais.

Nos dias 20 a 23 de novembro o Campus Salinas realizou a Semana da Consciência Negra realizando diversas atividades com os alunos do ensino médio.

Um exposição sobre literatura africana foi apresentada durante a semana no hall do Prédio Acadêmico, trabalho realizado pela professora Ednéia com os alunos do 3º ano.

No sábado dia 23, a professora Santina Aparecida, coordenou e apresentou as atividades realizadas durante todo o dia no campus.

Exposição de quadros no prédio acadêmico.

Na parte da manhã houve a exposição "Retratos do Brasil Colonial" com os quadros de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas realizada pelos alunos do 1º ano sob orientação da professora Janete, e a exposição "Arte: culturas afro, Cigana e Indígena" também realizada pelos alunos do 1º ano orientados pela professora Andry.

Após a visita à exposição o professor Fabiano Rosa coordenou o projeto Cinema na Escola exibindo o filme " Quanto vale ou é por quilo?" e o filme "Panteras Negras" no auditório I do campus.

Já no Galpão de Eventos os alunos do 2º ano apresentaram as peças "O Mulato" e "O Cortiço", adaptações de obras de Aluízio de Azevedo, sob a coordenação da Prof. Helane Patrícia.

"Ao olhar de frente para a questão racial o Brasil se reconcilia com sua formação histórica e aplaina o terreno para uma identidade ainda mais profunda de sentimentos e propósitos com os povos irmãos da África. Ao fortalecer suas relaçãoes com a Áfica, o Brasil reconcilia-se consigo mesmo, com a inetimável dimensão africana de sua formação para superar de vez um passado de intolerância e de injustiça com os grupos afro-brasileiros", afirmou Santina em sua apresentação.

Finalizando as apresentações do dia a aluna Crislane declamou um poema sobre a temática da consciência negra e os alunos do 3º ano fizeram apresentação de danças típicas, projeto coordenado pela professora Santina.

Apresentação da dança Maculelê.

Alunos do Ensino Médio prestigiaram as apresentações no Galpão de Eventos.