Portal IFNMG - Mesa Redonda no Dia do Técnico em Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

Mesa Redonda no Dia do Técnico em Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 10h07 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2017, 13h41

Na segunda-feira (13/03/17), em comemoração ao Dia do Técnico em Meio Ambiente aconteceu no IFNMG Campus Teófilo Otoni a mesa redonda: “O mercado de trabalho do técnico em Meio Ambiente: desafios e perspectivas”. O evento foi organizado pela equipe de professores que leciona no curso técnico em Meio Ambiente.

Participaram como convidados: Werlen Gomes, técnico em Meio Ambiente egresso do IFNMG, que atua em uma empresa de consultoria ambiental na região e Sérgio Franca Cardoso, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG.

O objetivo do evento foi ampliar a parceria entre o IFNMG e as empresas e instituições públicas que atuam no município de Teófilo Otoni-MG com a questão ambiental, com vistas a fomentar a oferta de estágio curricular obrigatório para os discentes do curso técnico em Meio Ambiente. A data do evento coincidiu simbolicamente com o Dia do Técnico em Meio Ambiente, sendo, portanto, um momento ímpar para tratar de assuntos pertinentes ao “mundo do trabalho” e seus principais entes envolvidos, a saber: IFNMG, setor público e setor privado.

"Esperamos que o evento possa ampliar o espectro de oportunidades profissionais para os nossos alunos traduzindo também em melhoria da qualidade do ensino ofertado pela instituição", conta o professor Sérgio Lana, coordenador do curso técnico em Meio Ambiente.

Os discentes do curso técnico em Meio Ambiente participaram ativamente do evento e demostraram grande interesse pela temática da mesa redonda.  "O evento foi fantástico, nos deu uma noção maior do campo de atuação do técnico em Meio Ambiente. Gostei muito da experiência passada pelo secretário municipal e sua vivência no nosso campo de atuação aqui na região, foi ótima para nossa turma. A fala do Werlen sobre os desafios da carreira nos motivou bastante também", ressaltou Eric Marlon Silva Matos, aluno do 3º módulo do Técnico em Meio Ambiente do IFNMG.

Quem também contou sobre a experiência foi a aluna Thainá de Souza Oliveira, aluna do 2º módulo do Técnico em Meio Ambiente:

"A mesa redonda foi muito interessante para nos situarmos no mercado de trabalho que entraremos em breve. A presença do Werlen, como ex-aluno de nosso curso, foi essencial para vermos a presença de colegas nossos de profissão obtendo êxito na área ambiental e nos motiva muito a seguir em frente"

O evento contribuiu ainda para fortalecer a parceria entre o IFNMG Campus Teófilo Otoni e os entes públicos e privados que atuam na região no que diz respeito ao ensino, pesquisa aplicada e extensão tecnológica.

Dia do Técnico