Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam a Estação de Tratamento de Esgotos da Copasa Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam a Estação de Tratamento de Esgotos da Copasa

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 15h57 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 16h01

Os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, acompanhados dos professores Sérgio Lana, Alexandre Petusk, Ivan Almeida e Lucas Ferrari, visitaram a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Copasa, localizada no Bairro Turma 37, às margem do rio Todos os Santos, em Teófilo Otoni.

A visita, realizada em 10 de maio, foi conduzida pelos técnicos da Copasa que explicaram aos estudantes e professores como funciona todo o processo de tratamento do esgoto coletado na cidade de Teófilo Otoni, que representa atualmente cerca de 70% do total de esgoto gerado na cidade.

Os estudantes e professores puderam ver de perto os sistemas de tratamento adotado, em seus diferentes níveis: grades e desareadores para tratamento preliminar, com objetivo de remover sólidos grosseiros; reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), filtros percoladores e decantadores secundários para tratamento primário/secundário, com objetivo de remover matéria orgânica e coliformes. Após passar por esses processos, o esgoto tratado é lançado no rio Todos os Santos já com grande parte dos poluentes removidos. Toda a matéria orgânica acumulada nos tanques e decantadores formam o lodo que deve ser periodicamente retirado, secado e depositado no aterro sanitário específico para este fim, também da Copasa. Esse lodo também pode ser reaproveitado como adubo na atividade agrícola.

Foto Visita à Copasa

A Copasa também revelou os desafios e problemas enfrentados pela gestão da ETE. A manutenção dos equipamentos deve ser feita periodicamente, mas a mão de obra é bem especializada e depende de peças novas que são encontradas somente em São Paulo. Atualmente a eficiência da ETE se encontra bem abaixo do esperado, de forma que o efluente final do tratamento ainda se encontra com teor relativamente elevado de matéria orgânica.

Durante a visita, também foi ressaltada a importância da cooperação de todos os setores da sociedade para que o tratamento do esgoto seja mais eficiente. Por parte do Poder Público, falta fiscalização para evitar e coibir o lançamento de efluentes provenientes de atividades não domésticas, como por exemplo matadouros clandestinos, que acabam por despejar sangue na rede de esgoto, acidificando-o e prejudicando a eficiência do seu tratamento na ETE. Por parte da população em geral, falta conscientização das pessoas para não jogarem lixo na rede de esgoto.

Por fim, os estudantes e professores do IFNMG agradeceram aos técnicos da Copasa pela atenção e disposição prestadas. O IFNMG-Campus Teófilo Otoni, por meio dos professores, também agradece à Copasa pela parceria, que tanto contribui para a formação técnica de seus estudantes. 

Fim do conteúdo da página