Portal IFNMG - Diretor Renildo do IFNMG Campus Teófilo Otoni agraciado pela Academia de Letras do Município. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Diretor Renildo do IFNMG Campus Teófilo Otoni agraciado pela Academia de Letras do Município.

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 15h02 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2017, 15h12

No dia 27/05/2017, no plenário da Câmara Municipal de Teófilo Otoni-MG, por iniciativa da Academia de Letras de Teófilo Otoni, o Professor Renildo Ismael Félix da Costa, Diretor Geral do IFNMG Campus Teófilo Otoni foi agraciado com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento do Professor Celso Ferreira da Cunha, Patrono da Cultura em Teófilo Otoni-MG, conforme Lei nº: 5.522, de 27 de dezembro de 2005.

 

O Professor Celso Ferreira da Cunha, que além de professor, foi filósofo, crítico literário, ensaísta, medievalista e escritor, nasceu em Teófilo Otoni-MG em 10 de maio de 1917 e faleceu no Rio de janeiro-RJ em 14 de abril de 1989. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1938. Em 1940 licencia-se em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e em 1947, titula-se Doutor em Letras e Livre Docente em Literatura Portuguesa pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Além do Magistério, em que lecionou em importantes escolas e faculdades do Brasil e importantes universidades europeias, ocupou importantes funções públicas: Diretor da Biblioteca Nacional, Secretário Geral de Educação e Cultura do Governo Provisório do Estado da Guanabara, membro do Conselho Federal de Educação, além de participação em importantes instituições culturais, como; Academia de Ciências de Lisboa, Academia Mineira de Letras, Academia Brasileira de Filologia, entre outras. Dono de muitas premiações e honrarias, Celso Ferreira da Cunha foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 13 de agosto de 1987, para a cadeira 35. A ele coube a responsabilidade da revisão gramatical e ortográfica do Projeto de Constituição, aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte em 05 de outubro de 1988.

 

Homenageado por sua atuação como Diretor Geral e na implantação do IFNMG na cidade de Teófilo Otoni, o Professor Renildo Ismael Félix da Costa acredita que essa honraria representa a importância do IFNMG Campus Teófilo Otoni para a região do Vale do Mucuri, e declara sua satisfação por poder contribuir para o avanço da educação pública de qualidade na região. O IFNMG Campus Teófilo Otoni vem aumentando sua oferta de cursos com Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes, Subsequentes, Curso Tenólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e diversos cursos de Ensino a Distância.

 

Fim do conteúdo da página