Portal IFNMG - IFNMG Campus Teófilo Otoni Realiza I Seminário do NAPNE Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG Campus Teófilo Otoni Realiza I Seminário do NAPNE

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 16h11 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h05

O dia 27 de setembro foi um dia marcante no campus Teófilo Otoni: aconteceu o I Seminário do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE !
    O evento, com extensa programação nos três turnos, teve como objetivo promover debates atuais sobre o desenvolvimento da educação para a convivência, com a oferta de exposições formativas e informativas sobre questões que envolvem o cotidiano das pessoas com necessidades específicas, as quais enfrentam desafios devido às limitações físicas, psíquicas, psicológicas, sociais, auditivas, visuais, dentre outras.
     Os turnos matutino e noturno foram voltados às atividades de sensibilização e debate entre os membros da comunidade escolar, com apresentações culturais e discussão sobre as trajetórias de vida das pessoas com necessidades específicas.
      Já o turno vespertino foi inteiramente dedicado à formação do corpo docente, com o objetivo de promover abordagens introdutórias sobre o papel do docente na inclusão escolar. Para isto, foram convidados um time de experts em suas respectivas áreas de atuação, para dividir saberes e fazeres docentes essenciais à adoção de estratégias que garantam o ingresso, acesso, permanência e saída com êxito dos discentes com necessidades específicas em todos os níveis, modalidades e suas instâncias (ensino, pesquisa e extensão), bem como sua inserção no mundo produtivo e social.

O NAPNE do campus Teófilo Otoni foi instituído pela portaria nº 25, de 29 de março de 2016. Desde então, tem buscado concretizar a missão de desenvolver a educação para a convivência, estimular a aceitação da diversidade e promover a quebra das barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, através da ação coletiva do IFNMG e demais instituições.
       O NAPNE IFNMG campus Teófilo Otoni é atualmente composto pelos seguintes servidores:

• Sr. Eudes de Castro Lima, técnico em tecnologia da informação, presidente do NAPNE.
  • Sra. Paula Pontes do Espírito Santo, psicóloga, vice-presidente.
  • Sra. Catarina da Conceição Rodrigues Efraim, pedagoga, secretária.
  • Sra. Gracielly Mara Vieira, técnica em assuntos educacionais.
  • Sra. Luara Cristiane Dourado Neves, representante docente.
  • Sra. Maíra Queiroz Rezende, representante docente.
  • Sr. Josemar de Assis Oliveira, assistente social.

A equipe organizadora do I Seminário do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do campus Teófilo Otoni agradece a colaboração e parceria dos palestrantes e demais convidados e ressalva o compromisso de promoção de ações relevantes ao debate sobre a temática inclusão escolar.