Portal IFNMG - IFNMG Teófilo Otoni e UFVJM realizam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, com o tema "A Matemática está em tudo" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h51 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h50

Com o objetivo de promover a mobilização da população em torno da temática da C&T, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2017, realizada entre os dias 24 a 26 de Outubro, contou com intensa participação da comunidade escolar, em especial de grupos de crianças e jovens, oriundos de diferentes escolas da área urbana de Teófilo Otoni.

Nessa edição, a SNCT foi realizada em parceria com a UFVJM Campus Mucuri – local onde foram realizadas as atividades nos dias 24 e 25/10, enquanto que no Campus Teófilo Otoni, a Programação foi realizada na última quinta feira, dia 26/10. Vale ressaltar, a contribuição de instituições parceiras na realização do Evento, como a COPASA, a Água Mineral Delícia, a Certo Distribuição e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, tendo essa última, se responsabilizado pelo translado dos estudantes que participavam da Programação da Semana.

A abertura da Semana foi realizada no Auditório da UFVJM com a palestra do Professor Agamenon Pereira Xavier, Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e Professor do Campus Araçuaí.

Em sua palestra, o Professor Agamenon procurou incentivar os estudantes a persistirem em seus sonhos, a não permitirem que os obstáculos sejam empecilhos ou motivo de desistência. Através de um breve relato autobiográfico, mostrou ainda que a devida dedicação e persistência podem nos levar a alçar vôos até então não imaginados.  E para fazer o link com o “tema” da SNCT, elencou a presença da matemática em sua história e, finalizou mostrando essa presença firme no algoritmo de sua pesquisa de doutorado.

Também intensa, foi a participação dos estudantes do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, inscritos em Minicursos e Oficinas ofertadas pela UFVJM, ao mesmo tempo que entravam em contato com outras atividades que possibilitavam a compreensão sobre a produção do conhecimento científico, como a visita ao Museu Interativo de Anatomia do curso de Medicina da UFVJM, o Planetário, Mostras, além de outras.

Na quinta feira, as atividades ocorreram no IFNMG - Campus Teófilo Otoni, com a realização da Feira de Ciências e a Mostra de Extensão, Pesquisa e Tecnologia. Antecedido por grande divulgação junto às escolas de Teófilo Otoni realizada por docentes e discentes do Campus, o Evento contou com mais de 800 visitantes. Vale dizer, que durante todo o dia, diferentes apresentações culturais integravam a Programação da Semana. Um show a parte!

No período noturno, acrescida a essa Programação, foi realizado o ”Clube do Empreendedor”, cuja proposta classificada fora apresentada por 02 alunas do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet, que tem agora a incumbência de defender a proposta vencedora na Semana Integrada de Eventos, que será realizada no Campus Arinos, entre os dias 07 a 11 de novembro, cujo objetivo principal é dar visibilidade aos projetos de extensão que ocorrem nos diferentes Campi.

Em síntese, a sinergia tornada possível a partir da parceria com outras instituições de ensino, o Campus Teófilo Otoni junto a UFVJM possibilitaram a inserção da Comunidade, proporcionando assim maior aprimoramento do conhecimento comum a todos, o entendimento de que Ciência e Aprendizagem se fazem de forma colaborativas e, muito melhor quando são feitas de forma lúdica.

A Direção Geral parabeniza à todos os envolvidos na realização da SNCT, em especial aos servidores e aos discentes no êxito da realização de mais essa ação. Que venham as próximas edições!

Comissão Organizadora da SNCT - 2017

Muito mais fotos do evento acesse: https://www.facebook.com/IFNMGTEOFILOOTONI/

Curta o IFNMG Campus Teófilo Otoni no Facebook: https://www.facebook.com/IFNMGTEOFILOOTONI/