Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni Realiza II Semana do Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Teófilo Otoni Realiza II Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 08h19 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 08h17

Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o IFNMG Campus Teófilo Otoni realiza a II Semana do Meio Ambiente. O evento teve como objetivo ampliar as discussões sobre a temática ambiental nas escalas da paisagem, regional e local. Apesar dos grandes problemas em escala planetária que afetam a nossa civilização, o futuro Técnico em Meio Ambiente necessita compreender e atuar os fenômenos que se desdobram próximo da sua realidade de vivência, explica o Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Sérgio Lana.

Nessa edição, na terça-feira 05/06, recebemos a visita da Professora Dra. Raquel Fernandes Rezende, Geógrafa, que palestrou sobre sua pesquisa: "O entorno da unidade de conservação: relações entre atividades turísticas e uso do solo em Conceição do Ibitipoca/MG". A palestra sobre a unidade de conservação do Parque Estadual do Ibitipoca teve como propósito analisar os atores sociais que se apropriaram da área limítrofe ao parque, localizado em Lima Duarte, na zona da Mata mineira.

Na sequência, recebemos a Ativista Ambiental, Alice Lorentz de Faria Godinho, que fez uma caracterização de todo movimento de construção coletiva da ONG em favor das bacias hidrográficas regionais e, ao final, ela convocou o IFNMG Teófilo Otoni e os alunos a participar do planejamento de uma nova expedição aos rios Todos os Santos e Mucuri. A biblioteca do campus foi agraciada com um livro que realiza uma caracterização socioambiental dos municípios mineiros que compõem a bacia do rio Mucuri.

Para encerrar as atividades comemorativas, no dia 18/06, alunos do Técnico em Meio Ambiente participarão de um visita técnica a APA Mucuri,  a unidade de conservação de uso sustentável possui uma área de 325.148,883 hectares. Tem como objetivos proteger e recuperar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, os solos, a fauna e a flora, além de promover a recuperação das áreas degradadas, a conectividade entre fragmentos florestais e atividades econômicas compatíveis com a qualidade ambiental desejável para a região.

Para mais imagens do evento acesse nossa página no Facebook: https://goo.gl/hwVLoK