Portal IFNMG - Integrantes do NEABI do Campus Teófilo Otoni visitam Aldeia Maxakali em Ladainha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Integrantes do NEABI do Campus Teófilo Otoni visitam Aldeia Maxakali em Ladainha

Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 10h14 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h17

No último dia 03/07 (terça feira), integrantes do NEABI (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas do IFNMG-Campus Teófilo Otoni), realizaram uma visita à Aldeia Verde, localizada na Zona Rural do município de Ladainha, onde se reúnem aproximadamente cerca de 500 indígenas, dos quais existem cerca de 60% de crianças – kitokos, na língua maxakali.

A visita foi articulada pelo membro externo do NEABI, Humberto Alencar da Silva Freitas - Secretario da Cáritas Diocesana e Articulador das Ações Sociais e o acolhimento feito por Noêmia Maxakali, liderança indígena e uma das professoras responsáveis pela transmissão das tradições Maxakali às crianças da Aldeia. Vale dizer, que apesar de fragilizados pela perda de seus territórios, resultado do processo de colonização e ocupação da Região do Vale do Mucuri, esses povos, devem ser considerados como um povo guerreiro, pois preservam sua Religião, suas tradições e especialmente, sua língua, o que lhes garantem uma unidade cultural desses povos.

Ressalta-se que apesar de suas resistências em face do processo de ocupação de suas terras por fazendeiros locais, desde o ano de 2005, os Maxacali estão divididos em 04 (quatro) grandes grupos de aldeamentos, respectivamente, em Bertópolis, Ladainha, Santa Helena de Minas e Topázio.

A comunidade do IFNMG – Campus Teófilo Otoni, por meio do NEABI, agradece a disponibilidade das lideranças da Aldeia Verde pela acolhida e deseja que essa seja a primeira visita de outras tantas que poderão vir a ser realizadas, com o intuito de sensibilizar os moradores dessa região da importância de serem preservados os padrões culturais dos povos tradicionais que habitam essa região, que compreendem a área de abrangência do Campus Teófilo Otoni.

Ficou para todos nós, membros do NEABI, um grande aprendizado e quando se depararem com indígenas Maxakali, antes de qualquer preconceito, digam a eles:

Bayí – interjeição típica desses povos, que indica “Olá, Tudo bem?; Como vai?; Adeus!

 

 

Fim do conteúdo da página