Portal IFNMG - O Programa Ciência sem Fronteiras (Bolsa - Graduação Sanduíche no Exterior) Ir direto para menu de acessibilidade.

O Programa Ciência sem Fronteiras (Bolsa - Graduação Sanduíche no Exterior)

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2012, 18h57 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2013, 18h25

O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação da ciência brasileira, por meio do intercâmbio internacional de estudantes. O Programa prevê um conjunto de bolsas destinadas a inserir os alunos de graduação em instituições altamente qualificadas do exterior, nas quais os alunos selecionados completarão sua formação em contato com um ambiente de competitividade, empreendedorismo e inovação. A iniciativa é fruto do esforço conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) por meio de suas agências de fomento, o CNPq e a Capes.

Como os estudantes podem participar?

O estudante deverá verificar se atende às exigências estabelecidas para sua participação no Programa. Para tal, acesse o link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao.

No Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, periodicamente são divulgadas chamadas públicas para os diversos países parceiros. Para verificar as chamadas abertas acesse o link: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes.

O candidato deverá se inscrever por meio do Formulário de Inscrições, no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras no site http://cienciasemfronteiras.capes.gov.br. O estudante deverá ler atentamente o conteúdo da chamada para a qual deseja se candidatar, verificando as exigências estabelecidas, em especial, o nível de proficiência da língua.

Como os estudantes são selecionados?

As inscrições realizadas serão analisadas e homologadas pelo IFNMG, desde que tenham atendido aos critérios estabelecidos pela chamada, e, a seleção e classificação das candidaturas serão realizadas pela CAPES e pelo CNPq, segundo a disponibilidade de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior do país parceiro, por intermédio de avaliação comparativa, tendo como parâmetro a nota do ENEM (mínimo de 600 pontos) em exames realizados a partir de 2009.

Quando serão divulgados os resultados das chamadas?

A data, de divulgação do resultado final, está estabelecida no cronograma das chamadas e será publicado no Diário Oficial da União (na forma de extrato) e no endereço eletrônico do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Como ocorre a colocação dos estudantes nas universidades estrangeiras?

A Capes e o CNPq serão responsáveis por negociar com os parceiros internacionais a colocação dos estudantes, em uma das universidades do país para o qual este foi selecionado.

Quais são os benefícios que Capes e o CNPq proporcionarão aos estudantes?

Os estudantes selecionados para o programa receberão os seguintes benefícios: mensalidade de bolsa, auxílio instalação, passagens aéreas e seguro saúde.

registrado em: ,