Portal IFNMG - Pós-Graduação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação

Publicado em Quarta, 05 de Janeiro de 2011, 17h44 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 12h20

Os cursos de pós-graduação classificam-se em lato sensu (cursos de especialização) e stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado). Enquanto a primeira modalidade busca complementar a formação profissional obtida durante a graduação, a segunda objetiva a formação de profissionais altamente qualificados, para atuação no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico.

Para o desenvolvimento das ações relativas à Pós-graduação, a PROPPI vem atuando em diversas frentes, dentre as quais destacamos:

I) Incentivo à qualificação dos servidores:
PBQS 2
a) Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores (PBQS): o programa é uma ação conjunta da PROPPI com os Campi/Reitoria, e visa estimular/apoiar a formação dos servidores do quadro efetivo do IFNMG em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, através da concessão de bolsas de estudo.

Para mais informações sobre o PBQS, clique aqui.


b) Convênio IFNMG/UESB:
O convênio IFNMG/UESB visa qualificar servidores do IFNMG no Curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.


c) Dinter em Ciências Biológicas com a UFOP:
O IFNMG através da PROPPI, juntamente com o Campus Salinas, submeteu, ao Edital nº 23/2014 da Capes, proposta de doutorado interinstitucional (Dinter) em Ciências Biológicas em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a qual foi aprovada.


d) Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral:
O IFNMG através da PROPPI obteve da Capes uma cota de 4 (quatro) bolsas de doutorado e 4 (quatro) auxílios moradia dentro do Programa Prodoutoral/Capes.

e) Convênio IFNMG/UFBA: O convênio IFNMG/UFBA visa qualificar servidores técnico-administrativos do IFNMG no Curso "Mestrado Profissional em Administração" do Núcleo de Pós-graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.


II) Implantação de Programas Próprios de Pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado:

A PROPPI com o apoio dos Campi submeteu, em 2015, a Capes duas propostas de implantação de cursos próprios de pós-graduação stricto sensu, sendo uma na área de Ciências Ambientais e a outra na área de Zootecnia. Ambas as propostas foram de Mestrado Profissional.


III) Cursos de Pós-graduação lato sensu:

Estão sendo desenvolvidas ações conjuntas da PROPPI com a Diretoria de Ensino à Distância no sentido de ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pelo IFNMG.

 

PPGVET

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

CNPqcarta ao cidadaoPeriodicosPortal da TransparênciaSiape.netMelhores Práticas