Portal IFNMG - Abertas inscrições para o V Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, que será realizado em maio no Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 16h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2016, 13h58

sic 2016

Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para submissão de trabalhos a serem apresentados no V Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, que será realizado de 10 a 13 de maio de 2016 no Campus Montes Claros. O SIC, que também inclui a V Mostra de Trabalhos Científicos, o III Prospectar Pesquisa e a II Feira de Inovação, é um evento realizado anualmente para demonstrar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em todos os campi do IFNMG, reforçar a importância da pesquisa científica e capacitar e integrar pesquisadores de diversas instituições.

O evento contará com palestras, minicursos, reuniões, oficinas, apresentações dos resultados de trabalhos de pesquisa científica e tecnológica e mostra de produtos inovadores das empresas de Montes Claros. Para os alunos e professores do Instituto interessados em realizar essas apresentações de trabalhos em pôster ou oralmente, o prazo para submissão do resumo expandido é até o dia 20 de março, através deste link. As inscrições para participação poderão ser feitas até o início do SIC ou até quando houver vagas.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, prof. Rogério Mendes Murta, o SIC é de extrema importância para a pesquisa no IFNMG. “É o momento que nossos bolsistas apresentam as pesquisas desenvolvidas em cada um dos nossos campi, é um momento de integração entre nossos pesquisadores e também a oportunidade de atualização nas palestras, seminários e minicursos”, ressaltou Rogério.

O SIC é voltado prioritariamente para bolsistas de Iniciação Científica, bolsistas voluntários, orientadores, palestrantes e pesquisadores, representantes de empresas e instituições e interessados nas atividades desenvolvidas durante o evento, além de todos os servidores do IFNMG.

Mais informações podem ser consultadas no portal do evento: sic.ifnmg.edu.br

Destaques confirmados

Além das apresentações dos trabalhos dos alunos e professores, haverão vários outros atrativos durante o SIC. Um deles é o lançamento de uma câmera pré-programada presa a um balão meteorológico que alcançará o espaço, fará centenas de fotos aéreas e, após o estouro do balão, retornará, será encontrada através de GPS e as fotos serão exibidas ainda durante o SIC. A iniciativa faz parte do Projeto Aeris, coordenada pelo professor Júlio César Guedes, do Campus Montes Claros.

Já estão confirmados também minicursos de fabricação de cerveja, de produção de placas fotovoltaicas para geração de energia a partir dos raios solares e de fabricação de telescópios artesanais. Além do caminhão do IFNMG que traz em seu interior um laboratório-móvel de informática, outro caminhão que estará nas dependências do Campus é da Fundação Ezequiel Dias, do Programa “Ciência em Movimento”, com exposição sobre animais peçonhentos, produção de medicamentos e soros, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros.

Estes são apenas algumas das várias atrações que enriquecerão ainda mais o SIC 2016.

Histórico

A primeira edição do SIC, que é um dos maiores eventos promovidos pelo IFNMG, foi realizada em Salinas no ano de 2012. Em 2013 e 2014 o Campus anfitrião foi Januária e em 2015 o Campus Arinos sediou o evento.

Segundo o Pró-Reitor Rogério Murta, o SIC evoluiu muito desde sua primeira realização, passando de 35 resumos e 70 participantes em 2012 para aproximadamente 170 resumos e 800 participantes em 2015. “O número de projetos e de coordenadores de projetos de pesquisa também cresceram significativamente e a qualidade dos projetos melhorou de modo considerável”, ressaltou o professor Rogério.