Portal IFNMG - Com 1.200 participantes, Seminário de Iniciação Científica reunirá comunidade acadêmica do IFNMG de hoje a sexta, em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Com 1.200 participantes, Seminário de Iniciação Científica reunirá comunidade acadêmica do IFNMG de hoje a sexta, em Montes Claros

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h12 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2016, 13h58
imagem sem descrição.

Cerca de 1.200 pessoas estão inscritas para participar do V Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, que começa na noite desta terça-feira, dia 10, a partir das 18 horas, no Campus Montes Claros. Os onze campi do Instituto estarão representados no evento.

O SIC, que segue até sexta-feira, 13, inclui a V Mostra de Trabalhos Científicos, o III Prospectar Pesquisa e a II Feira de Inovação. Realizado anualmente, o evento tem como objetivo demonstrar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em todos os campi, reforçar a importância da pesquisa científica e capacitar e integrar pesquisadores de diversas instituições.

Entre os itens da programação, estão incluídas 26 palestras e apresentação de trabalhos científicos, sendo 190 no formato de pôster e 125 a serem apresentados oralmente. Os melhores trabalhos serão premiados na manhã do último dia do evento.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, comemora os números registrados pelo SIC em relação à edição passada: de 800 para cerca de 1.200 inscritos e de 151 para 315 resumos de trabalhos a serem publicados. “Isso é fruto do aumento de pesquisadores e alunos envolvidos com pesquisa no IFNMG e também da abertura para a participação do público externo no SIC”, avalia Rogério. No entanto, ele ressalta que, mesmo com a abertura para pesquisadores de outras instituições, a grande maioria dos resumos que serão publicados são de autoria da comunidade acadêmica do próprio Instituto.

Outras atividades

Outras atividades estão prevista na programação do evento. O Sebrae participa do evento com a palestra "Como definir metas e conquistar objetivos", com foco no Desafio Universitário promovido pela entidade. A Fundação Ezequiel Dias levará ao SIC o Programa "Ciência em Movimento", um caminhão diferente que leva conhecimento científico e informação para as comunidades. Dentro do Prospectar Pesquisa, haverá duas mesas-redondas, para discutir “Pesquisa, inovação e empreendedorismo no Norte de Minas" e Mobilidade Acadêmica Internacional no IFNMG.

As inscrições para o V SIC ainda estão abertas. Mais informações na página eletrônica do evento.

Fim do conteúdo da página