Portal IFNMG - Curso Técnico em Meio Ambiente promove aula prática integrada na área de reserva florestal do Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2016, 13h57 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 13h57
imagem sem descrição.

O Curso Técnico em Meio Ambiente promoveu no dia 14 de maio, sábado, aula prática na área de Reserva Florestal do Campus Diamantina integrando as seguintes disciplinas: Ecologia Básica, Estatística Aplicada e Geociências e Recursos Minerais.

O prof. João Motta (Geociências e Recursos Minerais) iniciou a aula prática abordando os aspectos de formação do solo na área de estudo. Em seguida, conduziu um longo percurso com os alunos mostrando aspectos da degradação ambiental provocada pela ação humana e possíveis ações de mitigação.  Posteriormente, o prof. Paulo Marinho (Estatística Aplicada e Geociência) abordou aspectos de amostragem de populações que podem ser utilizadas nos trabalhos de coleta de dados em campo. Em seguida, o prof. Emerson Delano (Ecologia Básica) trabalhou com conceitos de Ecologia e discutiu acerca da formação florestal da área de reserva legal - objeto do estudo.

Para finalizar a atividade, os alunos do curso foram orientados para a realização de inventário florestal simplificado da área de reserva florestal do campus onde realizaram medições dos dados dendrométricos, coleta de material botânico e da serapilheira que serão objeto de trabalho integrado das disciplinas do curso.

O prof. Emerson Delano, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFNMG – Campus Diamantina, destaca a importância das aulas práticas para o curso e afirma que as mesmas permitem a formação da consciência crítica do aluno, incentivando-o a aplicar seus conhecimentos teóricos em ações voltadas à melhoria da qualidade ambiental do planeta.